Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1870
Title: Análise dos aspectos sociodemográficos e educacionais em pessoas de 11 a 15 anos em situação de pobreza menstrual
Other Titles: Analysis of sociodemographic and educational aspects in people aged 11 to 15 in situations of menstrual poverty
Authors: NUNES, Barbra El Florencio
RODRIGUES, Beatriz de Melo Oliveira
ARAÚJO, Marcos Vinícius Teixeira
SILVA, Flávio Xavier da
Keywords: Pobreza
Absenteísmo
Menstruação
Absorventes higiênicos
Issue Date: 2024
Abstract: RESUMO OBJETIVO: Descrever o perfil social e educacional das meninas de 11 a 15 anos que estão na situação de pobreza menstrual. MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo corte transversal. Foram incluídas estudantes matriculadas em uma escola pública do Recife, Pernambuco, Brasil, no período de outubro de 2023 a abril de 2024. A coleta de dados iniciou após aprovação do comitê de ética, respeitando os preceitos da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde para pesquisas em seres humanos. RESULTADOS: Das 165 participantes analisadas, 35 pessoas (21,2%) estavam em situação de pobreza menstrual. A maioria cursava o 9° ano do ensino fundamental. A idade média foi de 14 anos e a renda média encontrada foi de um a dois salários mínimos. CONCLUSÃO: Concluímos que o perfil sociodemográfico das participantes permeia uma baixa renda familiar e precariedade do acesso a produtos básicos da higiene menstrual, afetando a constância escolar. Observou-se também falta de conhecimento das participantes acerca do tema. É necessário melhora na efetividade de políticas públicas implantadas sobre o assunto. Palavras chaves: Pobreza; Absenteísmo; Menstruação; Absorventes higiênicos
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1870
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Pobrezamenstrual.pdf451.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.