Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1872
Title: Elaboração e validação de jogo educativo sobre prevenção e diagnóstico precoce do Diabetes Mellitus tipo II para estudantes de saúde
Authors: SILVA, Áchelles Monise Batista da
SANTOS, Isabelle Thais da Silva
SOARES, Gustavo Henrique dos Santos
MATIAS, Maria Eduarda Borges
COSTA, Igor Pereira
FALBO NETO, Gilliatt Hanois
MÁGERO, Felipe Rodrigues Lima
PADILHA, Fabrícia Michelline Queiroz de Holanda
Keywords: Diabetes mellitus
Diagnóstico precoce
Capacitação profissional
Educação interprofissional
Jogos experimentais
Issue Date: 2024
Abstract: RESUMO Introdução: O Diabetes Mellitus tipo II é uma emergência de saúde global em rápido crescimento. Em 2021, a doença afetou 10,5% da população adulta mundial, com previsão de aumento de 45% até 2045, segundo a Federação Internacional do Diabetes (IDF). No entanto, o diagnóstico ainda é tardio, e cerca de 44,7% dos casos permanecem sem diagnóstico. O aumento da prevalência é causado por fatores socioeconômicos, ambientais e genéticos, além da falta de acesso à saúde e inadequada capacitação dos profissionais para diagnóstico precoce. Diante desse cenário, é essencial o desenvolvimento de ferramentas educacionais que atendam às necessidades da atual geração de estudantes de saúde, que fazem uso constante de tecnologias digitais. Objetivo: Elaborar e validar um jogo educativo interprofissional autoinstrucional sobre diabetes mellitus tipo II para estudantes de saúde, com o objetivo de contribuir na disseminação de informações sobre a doença e contribuir na redução da sua prevalência. Método: O estudo envolveu a criação de um jogo educativo focado na prevenção e diagnóstico precoce do diabetes tipo II. O jogo foi desenvolvido entre setembro de 2023 a agosto de 2024, com base no modelo de design instrucional ADDIE e em uma revisão integrativa da literatura. O conteúdo foi validado por especialistas e o jogo foi criado na plataforma Unity 2D pela empresa Mangroove. Sua usabilidade foi avaliada por 16 estudantes de saúde de uma faculdade de saúde de Recife-PE, através de questionário com o instrumento de avaliação de jogos sérios MSGUI. Os dados foram analisados no software Jamovi versão 2.3.28, com a aplicação do Alpha de Cronbach para medir a confiabilidade das respostas. Resultados: O jogo "Mellitus!", é um jogo de plataforma estruturado em seis módulos, cobrindo desde definições epidemiológicas até estratégias de diagnóstico e tratamento do DM tipo II. Os estudantes interagiram com cenários que simulam situações reais encontradas na prática clínica e avaliaram a experiência como positiva, destacando a clareza e a relevância das informações. A análise indicou um Alpha de Cronbach de 0,76, demonstrando boa aceitação do jogo. Conclusão: A ferramenta se mostrou eficaz na capacitação de estudantes e tem potencial para atualizações contínuas, alinhando-se às tendências da educação digital. Palavras-chave (DeCS): diabetes mellitus; diagnóstico precoce; capacitação profissional; educação interprofissional; jogos experimentais.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1872
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.