Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAGUIAR, Bruna Acevedo de-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Priscilla Macedo Tenório de-
dc.contributor.authorMOURA, Yasmin Figueirôa Rosa de-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Lucas Cavalcanti Tenório de-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorMELO, Brena Carvalho Pinto de-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de-
dc.date.accessioned2024-11-19T17:16:11Z-
dc.date.available2024-11-19T17:16:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1883-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Cenário: na Aprendizagem Baseada em Problemas os grupos tutoriais acontecem em dois encontros presenciais por semana e entre eles, com a finalidade de manter a funcionalidade do grupo, pode se utilizar o fórum como ferramenta do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para que o fórum funcione de maneira efetiva é fundamental o treinamento adequado do tutor, pois esse será o responsável por estimular os participantes a alcançarem os objetivos de aprendizagem pretendidos. Objetivo: avaliar a motivação intrínseca do tutor em relação a sua participação no curso para facilitação no ambiente virtual de aprendizagem. Métodos: foi realizado estudo transversal, na Faculdade Pernambucana de Saúde, no período entre setembro de 2023 a setembro de 2024, envolvendo tutores dos quatro primeiros anos do curso de Medicina. Foi utilizado o Inventário de Motivação Intrínseca, composto por 45 itens distribuídos em sete subescalas: interesse/prazer, competência percebida, esforço/importância, pressão/tensão, percepção de escolha e integração. A análise do inventario foi feita por meio do cálculo da média aritmética dos 45 itens, compondo o escore médio geral (EMG) e cada subescala foi definida por meio da média aritmética do conjunto de itens que a compõe, definindo o escore médio por subescala (EMS). Foram definidos os seguintes pontos de corte segundo os escores médios: ≤3,0 (não verdadeiro/não motivado), >3,0 e <6,0 (algo verdadeiro/motivado) e ≥6,0 (muito verdadeiro/muito motivado). Aspectos éticos: o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da FPS: CAAE: 73291923.4.0000.5569 e Número do Parecer: 6.332.229. Resultados: o escore médio geral do inventario foi de 4,84, indicando motivação com a realização do curso (96,8% dos tutores). Considerando-se as subescalas foram observados os seguintes EMS: Interesse/prazer 5,42, Competência percebida 5,21, Esforço e importância 4,79, Pressão/tensão 1,94 (80,6% dos tutores), Percepção de escolha 4,33, e Integração 5,13, indicando motivação e na subescala Valor/utilidade 6,21 muita motivação. Conclusões: Os tutores se mostraram motivados com a realização do Curso de facilitação no ambiente virtual de aprendizagem, sobretudo, quanto ao valor utilidade desse treinamento, no entanto, apontaram tensão e pressão na sua realização o que vai exigir reflexão sobre a forma de engajamento e condução dos treinamentos dos tutores. Palavras-chave (DeCS): Motivação; Fórum; Tutor; Aprendizagem Baseada em Problemas; Treinamento.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectFórumpt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleMotivação dos tutores para treinamento em facilitação no ambiente virtual na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo ACF FINAL TCC (1).pdf600.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.