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dc.contributor.authorARAÚJO, Letícia Da Veiga Pessoa-
dc.contributor.authorCAMPOS, Manoela Ramos De Lima Siqueira-
dc.contributor.authorARAÚJO, Maria Clara Da Veiga Pessoa-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Julio Cesar Veras-
dc.contributor.authorBELTRÃO, Maria Luiza Câmara Pires-
dc.contributor.authorMELO, Brena Carvalho Pinto de-
dc.contributor.authorANDRETO, Luciana Marques-
dc.date.accessioned2024-11-26T18:12:13Z-
dc.date.available2024-11-26T18:12:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1913-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Ensino baseado em simulação (EBS) é uma metodologia ativa de ensino, que acontece por meio de exposição a situações paralelas à realidade, sem apresentar possibilidade de risco real ao paciente. Tais características colaboram para enriquecimento do raciocínio clínico, impactando a autoconfiança e os níveis de satisfação dos estudantes de medicina do internato. Dentre os resultados da implementação desse método de ensino, prevê-se um melhor desenvolvimento de competências clínicas, sendo um indicador de qualidade para atuação profissional futura. A avaliação da efetividade desse método de ensino e seu impacto na autoconfiança e satisfação dos estudantes de medicina é pouco descrita na literatura médica. Objetivos: Avaliar a experiência da prática do ensino baseado em simulação e seus impactos para a autoconfiança e a satisfação dos estudantes do internato de medicina nos treinamentos do Centro de Simulação (CSim) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo realizado no CSim da FPS, no período de setembro de 2023 a agosto de 2024, incluindo estudantes de medicina do internato da FPS já expostos previamente ao EBS. O estudo foi realizado através da aplicação do questionário Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning traduzido para o português, após o treinamento, para avaliar o impacto do EBS na autoconfiança e na satisfação dos estudantes. Este questionário consta de treze itens a serem preenchidos através de uma escala de cinco pontos de Likert sendo 1- discordo totalmente e 5- concordo totalmente. As informações coletadas, através dos questionários, foram inseridas no banco de dados em planilha eletrônica através do software Planilhas Google® pelos pesquisadores em dupla entrada por digitadores diferentes. Posteriormente, foram realizadas revisão e limpeza do banco de dados pelo pesquisador principal para correção de possíveis inconsistências, seguido de comparação e validação dos bancos para a criação de uma versão definitiva para análise. A análise estatística envolveu o uso de medidas descritivas como distribuição de frequências para as variáveis nominais, bem como medidas de tendência central e suas dispersões para variáveis numéricas. Para as variáveis contínuas com distribuição normal foi utilizada a média, para as variáveis que não apresentaram distribuição normal, foi utilizada mediana para medida central. Para a análise dos itens do questionário SSSLC foi utilizado o ranking médio. Aspectos éticos: o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: Evidenciou-se impacto positivo do EBS na autoconfiança e na satisfação dos participantes, com ranking médio variando entre 3,7 e 4,9 e a maioria delas com valor aproximado à 5, o que expõe a proximidade com um ideal significativo de autoconfiança e satisfação entre os estudantes avaliados. Observou-se maior discordância nas respostas às seguintes afirmações: “É responsabilidade do professor indicar o que eu preciso aprender sobre a temática abordada na simulação durante a aula”, “Estou confiante de que domino o conteúdo da atividade de simulação que o meu professor me apresentou” e “Eu sei como obter ajuda quando não compreendo os conceitos abordados na simulação.” Conclusão: Este estudo ratifica o impacto positivo do EBS na autoconfiança, na satisfação e no desenvolvimento de habilidades práticas nos estudantes do internato de medicina. Palavras-chave (DeCS): Internato médico; Treinamento por simulação; Educação médica; Satisfação pessoal.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInternato médicopt_BR
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectSatisfação pessoalpt_BR
dc.titleO impacto do ensino baseado em simulação para a satisfação e autoconfiança dos estudantes de medicina no internatopt_BR
dc.title.alternativeThe impact of simulation-based teaching on the satisfaction and self-confidence of medical students during internshippt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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