Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMARTINS, Ana Karoliny Melo-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Eduarda de Moraes-
dc.contributor.authorARAÚJO, Débora Luiza Alves-
dc.contributor.authorSANTOS, Isabela Safira dos-
dc.contributor.authorMANGIOVI, Vita Guimarães-
dc.contributor.authorBARRETO, Maria Nelly Sobreira de Carvalho-
dc.contributor.authorSANTOS, Dalmir Cavalcanti dos-
dc.contributor.authorSILVA, Reneide Muniz da-
dc.date.accessioned2024-12-05T18:58:31Z-
dc.date.available2024-12-05T18:58:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1941-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Avaliar a percepção, habilidades e atitudes dos estudantes quanto a aprendizagem e o trabalho interprofissional na formação acadêmica. Método: Trata-se de um estudo transversal e descritivo com abordagem quantitativa sendo o recorte de um projeto âncora. Foi realizado em setembro de 2023 a agosto de 2024, com discentes de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com projeto pedagógico ancorado no método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para o cálculo amostral se considerou um nível de significância de 95%, erro amostral de 5% e adição de 10% para prevenção de perdas resultando em um total de 369 alunos. A coleta se deu através do Google Forms pelo questionário UWE estruturado em escala Likert. Foi realizada a análise descritiva das variáveis quantitativas e qualitativas e logo após a análise para investigação das relações através do software R versão 4.0.0 e em todas ocorreu a verificação do nível de significância por meio do teste de qui-quadrado. O parecer do comitê de ética está inscrito sob o número 6.583.432 CAAE: 64201022.6.0000.5569. Resultados: O questionário é subdividido em 5 blocos, e no total foram coletadas 397 respostas. O primeiro bloco evidenciou maior predominância no sexo feminino e na faixa etária de 18 a 24 anos, com maior proporção de discentes no curso de medicina. O segundo bloco evidenciou disparidades referente a capacidade de comunicação, liderança e confortabilidade entre as profissões que compõe a equipe. O terceiro, abordou concordância quanto ao aprimoramento das habilidades e do cuidado em saúde com a implementação da Educação Interprofissional (EIP). O quarto, indicou que a interação interprofissional sofre diante de uma suposta hierarquia e estereótipos decorrentes do modelo biomédico fragmentado na grade curricular das IES. E por fim, o quinto exibiu confortabilidade dos discentes ao trabalhar em âmbito interprofissional apesar da divergência quando questionados sobre a falta de confiança ao trabalhar com membros de outras profissões. Conclusão: O estudo demonstra a necessidade do desenvolvimento das habilidades de comunicação na transmissão de informações e da liderança na gestão de conflitos e condução do grupo profissional. Ainda, reforça os estereótipos como precursores das hierarquias interprofissionais, deixando evidente a imprescindibilidade do interesse, reconhecimento e compreensão da autonomia que cada profissional exerce no trabalho em equipe. Palavras-chave: Educação; Educação interprofissional; Relações interprofissionais; Educação em saúde; Saúde Públicapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectRelações interprofissionaispt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.titlePercepções, habilidades e atitudes de estudantes sobre aprendizagem e trabalho interprofissional em saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIC2024TCC - ARTIGO (1).pdf210.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.