Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1953
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Bianca Guirra de Matos-
dc.contributor.authorSETTE, Paloma Gomes Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Michelle Lima de Carvalho-
dc.contributor.authorSOUSA, Natália Sá Freire de-
dc.contributor.authorSILVA, Camila Barreto-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.date.accessioned2024-12-26T18:47:59Z-
dc.date.available2024-12-26T18:47:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1953-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Cenário: o objetivo do feedback no grupo tutorial da Aprendizagem Baseada em Problema é ajudar os estudantes a identificarem os aspectos que precisam ser melhorados para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas. Ao receber feedback sobre as tarefas realizadas, os estudantes podem refletir sobre seus próprios processos de aprendizagem e implementar os ajustes necessários para melhorar seu desempenho futuro. Objetivo: elaborar curso no formato à distância para desenvolvimento de habilidades e competências dos docentes para a condução de sessões de feedback em grupos tutoriais. Métodos: foi realizado estudo metodológico de elaboração de curso no formato à distância, na Faculdade Pernambucana de Saúde, durante o período entre setembro de 2023 a setembro de 2024, utilizando o desenho Instrucional ADDIE composto por cinco etapas: Análise (analysis); Desenho (design); Desenvolvimento (development); Implementação (implementation); Avaliação (evaluation). Para o estudo atual foram realizadas as etapas até o desenvolvimento. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS (CEP/FPS) com o CAAE: 73180623.30000.5569 e Número do Parecer: 6.302.669. Resultados: foi elaborado curso utilizando-se o desenho instrucional ADDIE, buscando se identificar as necessidades do público-alvo por meio da realização de um grupo focal, composto por seis tutores de medicina selecionados por conveniência. Na etapa de Desenho foi realizada a elaboração dos objetivos de aprendizagem, utilizando-se a Taxonomia revisada de Bloom, contemplando os domínios de aprendizagem cognitivo, psicomotor e afetivo. Para a etapa de Desenvolvimento todo o conteúdo foi estruturado a partir de diferentes estratégias didáticas e tecnológicas na tentativa de favorecer experiências multissensoriais de aprendizagem, com a exibição de avatar, imagens, vídeos, hiperlinks e elaboração de questões. Conclusões: foi elaborado curso para o desenvolvimento de habilidades e competências do tutor para a realização de sessões de feedback em grupos tutoriais na Aprendizagem Baseada Problemas, utilizando-se a estratégia de desenho instrucional ADDIE e a taxonomia revisada de Bloom para a elaboração dos objetivos de aprendizagem. Espera-se dessa forma que o feedback seja uma ferramenta que contribua para um processo de aprendizagem mais efetivo. Palavras-chave (DeCS): Educação a Distância; Aprendizagem Baseada em Problemas; Feedback; Tutoria.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.titleCurso na modalidade à distância para realização de feedback pelo tutor nos grupos tutoriaispt_BR
dc.title.alternativeDistance learning program for tutor’s feedback in tutorial groupspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo FB publicação 31.10.24.pdf562.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.