Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1971
Title: Associação entre aptidão física, qualidade do sono, indicadores de ansiedade e depressão de estudantes de cursos de graduação da área de saúde
Authors: PIMENTA, Paulo Lucas Moraes
PELINCA, Carlos Eduardo
BATISTA, Nilton Hiago Lopes Leite
LINS FILHO, Ozeas de Lima
Keywords: Ansiedade
Depressão
Qualidade de sono
Aptidão física
Estudantes
Graduação
Issue Date: 2024
Abstract: RESUMO Objetivo: Verificar a associação entre aptidão física, ansiedade e qualidade do sono de estudantes de cursos de saúde de Pernambuco. Método: Trata-se de um estudo descritivo. Foram utilizados o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) para avaliação do sono, o Questionário de Ansiedade de Beck (BAI) para avaliação da ansiedade e a Escala de Hamilton para avaliação da depressão. Resultados: A análise de regressão linear foi realizada para investigar a associação entre o risco de depressão, qualidade do sono, nível de ansiedade e aptidão física. A depressão foi positivamente associada à ansiedade [β=1,06 (0,12); b=0,80, p<0,001] e inversamente associada ao consumo máximo de oxigênio [β=-0,31 (0,13); b=-0,21, p=0,033]. Não foi observada associação significativa entre a depressão e a qualidade do sono [β=0,23 (0,80); b=0,05, p=0,771]. Conclusão: Altos níveis de ansiedade e baixa aptidão física estão associados a um maior risco de depressão, enquanto a qualidade do sono se relaciona positivamente com níveis altos de aptidão física. Palavras-chave: Ansiedade, depressão, qualidade de sono, aptidão física, estudantes, graduação.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1971
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Paulo_final.pdf220.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.