Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1997
Título: Análise do uso da tecnologia na dispensação de medicamentos com foco na segurança do paciente em uma instituição de longa permanência para idosos
Título(s) alternativo(s): Analysis of the use of technology in the dispensation of medicines with a focus on patient safety in a long-stay institution for the elderly
Autor(es): SILVA, Alice Gabriela Higino da
RAFAEL, Bruna Carolina Costa
PIMENTEL, Luana Beatriz Silva
SILVA, Bruno Hipólito da
MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de
Palavras-chave: Dispensação de medicamentos
Idoso
Segurança do paciente
Tecnologia Aplicada aos Cuidados de Saúde
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais envolvidos no cuidado ao idoso e na dispensação de medicamentos em uma instituição de longa permanência para os idosos, quanto ao uso de tecnologias inovadoras, como máquinas de armazenamento e dispensação inteligente de medicamentos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas presencialmente com os profissionais responsáveis pela dispensação e administração de medicamentos. A organização e análise do conteúdo foi segundo Minayo. A pesquisa foi aprovada com o nº de parecer 6.995.084 pelo Comitê de Ética da instituição de ensino, seguindo a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Foram entrevistados 21 profissionais, sendo identificadas cinco categorias: 1. Chegada do protótipo na dispensação de medicamentos; 2. Boas práticas na dispensação de medicamentos; 3. Usabilidade de uma nova tecnologia na dispensação de medicamentos (protótipo tecnológico); 4. Armazenamento, controle de medicamentos e desperdícios; 5. Opinião dos profissionais da instituição. Os resultados mostraram que o protótipo de dispensação de medicamentos impactou positivamente a segurança, reduziu erros, organizou o trabalho e aumentou a produtividade. No entanto, a falta de treinamento constante prejudicou adaptação dos profissionais, destacando a necessidade de capacitação contínua. Para melhorar o sistema, foram sugeridos ajustes e maior automação, otimizando a eficiência e confiabilidade do processo. Conclui-se que um treinamento adequado é fundamental para implementação eficaz da tecnologia, trazendo benefícios aos profissionais por otimizar o tempo de execução das atividades, contribuindo para um ambiente mais seguro e eficiente. Palavras-chave (DeCS): Dispensação de medicamentos; Idoso; Segurança do paciente; Tecnologia Aplicada aos Cuidados de Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1997
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Infarma_Versão FINAL_Flávia_05_04_2025.pdf566.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.