Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMARACAJÁ, Letícia Roma-
dc.contributor.authorMOURATO, Pedro Henrique-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2025-06-17T16:26:22Z-
dc.date.available2025-06-17T16:26:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2011-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A nomofobia, definida como o medo irracional e a ansiedade associados à impossibilidade de usar smartphones, tem sido cada vez mais reconhecida como um fenômeno que afeta profundamente a vida cotidiana dos estudantes universitários. Esta condição tem sido vinculada a impactos significativos não apenas no desempenho acadêmico, mas também na saúde neuropsicológica, comprometendo funções cognitivas essenciais. Objetivos: Analisar o impacto da nomofobia na qualidade do sono e no desempenho acadêmico de estudantes universitários. Métodos: A revisão de escopo foi realizada através da busca de artigos científicos nas bases de dados PubMed, Google Scholar e Scielo nos últimos cinco anos, utilizando os descritores operadores para a busca: ((Nomophobia) OR (Sleep Quality)) AND ((Sleep Quality) AND (Academic performance). Resultados e Discussão: Os estudos analisados apontaram elevada prevalência de nomofobia na população universitária, evidenciando a correlação entre uso excessivo de smartphones, distúrbios do sono e baixo desempenho acadêmico. A dependência tecnológica mostrou-se associada a alterações no padrão de sono, como menor duração e baixa qualidade, o que se refletiu em sonolência diurna e menor aproveitamento nas atividades acadêmicas. Apesar da predominância de resultados convergentes, diferenças metodológicas e contextuais reforçam a necessidade de futuras pesquisas que aprofundem a compreensão dos fatores moduladores envolvidos. Palavras-Chaves: Nomofobia; Qualidade do sono; Desempenho Acadêmico; Estudantes acadêmicos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNomofobiapt_BR
dc.subjectQualidade do sonopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEstudantes acadêmicospt_BR
dc.titleO impacto da Nomofobia na qualidade do sono e no desempenho acadêmico de estudantes universitários: uma revisão de escopopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O impacto da Nomofobia na Qualidade do sono é no desempenho acadêmico de estudantes .pdf398.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.