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dc.contributor.authorSOUZA, Joyce Freitas de-
dc.contributor.authorPADILHA, Fabrícia Michelline Queiroz de Holanda-
dc.date.accessioned2025-07-30T11:46:16Z-
dc.date.available2025-07-30T11:46:16Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2026-
dc.descriptionTrabalho apresentado como pré-requisito obrigatório da defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) em 2025.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e a continuidade da amamentação até os dois anos de idade ou mais, complementada por outras fontes nutricionais. Apesar dos seus reconhecidos benefícios, a prática do aleitamento materno em nosso país ainda está aquém da recomendada. Diversos fatores contribuem para a baixa prevalência de aleitamento materno exclusivo, como a baixa escolaridade materna, o trabalho materno fora de casa, a falta de orientação no pré-natal, condutas hospitalares e suporte pós-parto inadequado. Este trabalho tem como objetivo avaliar a forma de comercialização dos produtos destinados a lactentes e crianças de primeira infância se estão de acordo com as normas da NBCAL. Trata-se de um estudo transversal, descritivo realizado em estabelecimentos comerciais situados na cidade do Recife-PE no período de dezembro de 2022 a março de 2023. Os dados demonstram que 94% dos comércios cumpriam com a norma, não havendo promoção comercial para fórmulas de partida e de seguimento para lactentes, já para as fórmulas infantis de seguimento para crianças de primeira infância, leites fluidos e em pó 47% não seguiam os critérios e em relação aos alimentos de transição e alimentos à base de cereais, 57% estavam em conformidade e 33% não estavam. Conclui-se que os resultados obtidos através das visitas aos estabelecimentos comerciais, realizados na cidade do Recife, apontou infrações em relação a promoção comercial dos produtos abrangidos pela NBCAL. Isso demonstra que embora exista uma lei, os administradores responsáveis pelos locais de venda de produtos destinados a lactentes e crianças de primeira infância, não possuem conhecimento da mesma. Palavras-chave: Crianças, Comercialização, Lactantes, Primeira Infância, Produtos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectLactantespt_BR
dc.subjectPrimeira Infânciapt_BR
dc.subjectProdutospt_BR
dc.titleAvaliação da adequação da forma de comercialização de produtos para lactentes e crianças de primeira infância em estabelecimentos comerciais de Recifept_BR
dc.title.alternativeAssessment of the suitability of the marketing of products for infants and early childhood children in commercial establishments in Recifept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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