Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2037
Title: Um estudo transversal em estudantes de uma faculdade de metodologia ativa: investigação sobre motivação intrínseca
Authors: LIMA, Lucas Soares de Andrade
ROCHA, Maria Eduarda Amaro Ferreira
ROCHA, Rafaela Dias
PIMENTEL, Caio Farias
ANDRADE, Julio Cesar Fonseca de
AZEVÊDO, Kenio Betmann
PINTO, Gabriel Vieira de Vasconcelos Vilaça
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
AZEVEDO, Pedro Tadeu Álvares Costa Caminha de
Keywords: Motivação
Ensino
Laboratório
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO CENÁRIO: A Teoria da Autodeterminação (TAD), descreve os mecanismos psicológicos relacionados à regulação do comportamento, em que a motivação está relacionada à satisfação gerada em determinada ação, seja ao alcançar o seu objetivo final ou por apenas estar realizando a ação, esta última denominada motivação intrínseca. Na aprendizagem ativa, o estudante necessita de motivação individual, e o Inventário de Motivação Intrínseca (IMI), medição baseada na TAD, é um instrumento importante para avaliar os estudantes em cenários diversos que utilizam esse tipo de metodologia. OBJETIVOS: Analisar a motivação intrínseca dos estudantes de Medicina de uma faculdade cuja metodologia é a Aprendizagem Baseada em Problemas, durante as atividades laboratoriais, baseada na TAD, assim como verificar os fatores associados. MÉTODOS: O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, com estudantes dos grupos laboratoriais do 1º ao 4º período, durante fevereiro a julho de 2023. As informações foram obtidas a partir de um questionário contendo variáveis relacionadas às condições sociodemográficas e acadêmicas, assim como o IMI entregues aos discentes pelos pesquisadores. O IMI contém 45 itens distribuídos em sete domínios (interesse/prazer, competência percebida, esforço/importância, pressão/tensão, percepção de escolha, valor/utilidade e relacionamento). Os pontos de corte para motivação intrínseca: ≤ 5,0 (não verdadeiro/não motivado) e > 5,0 (verdadeiro/motivado). A análise foi realizada no Programa Stata 12.1. Para identificar fatores associados à motivação intrínseca foi realizada a análise de regressão linear univariada, e as variáveis que apresentaram um valor p < 0,20 habilitaram-se para ingressar na análise multivariada, permanecendo no modelo final, para fins estatísticos, variáveis cujo valor p < 0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS, CAAE No 65854322.7.0000.5569 RESULTADOS: Participaram 105 estudantes: 25 (23,8%) no primeiro, 20 (19,1%) no segundo, 30 (28,6%) no terceiro e 30 (28,6%) no quarto períodos. O Alpha de Cronbach do instrumento que avalia a motivação intrínseca global foi de 0,926. A média do escore da motivação intrínseca global foi de 5,35±0,67. Após a análise multivariada, permaneceram no modelo final os estudantes cuja escolha de medicina foi sem pressão dos pais (p = 0,008) e o laboratório em que foi avaliada sua motivação (p < 0,001), considerando o laboratório de anatomia como o mais motivado comparado aos laboratórios de comunicação e o de imagens. CONCLUSÃO: Os estudantes apresentaram motivação intrínseca durante as atividades laboratoriais, e o escore médio foi maior para o laboratório de anatomia, e para àqueles que escolheram o curso de medicina sem pressão dos pais. PALAVRAS-CHAVE (DeCS): Motivação. Ensino. Laboratório.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2037
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo final 13.12.pdf394.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.