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dc.contributor.authorCOELHO, Ana Beatriz Nunes Araújo-
dc.contributor.authorCARVALHEIRA, Julia Andrade-
dc.contributor.authorGOMES, Ana Beatriz Mamede-
dc.contributor.authorGHEREN, Gabriela Rezende-
dc.contributor.authorDESTEFANI, Marcella-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2025-11-05T12:53:18Z-
dc.date.available2025-11-05T12:53:18Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2049-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivos: Avaliar a prevalência de sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a sua associação com o rendimento acadêmico de estudantes de medicina no método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, realizado com estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) do primeiro ao oitavo período do curso de medicina. Aplicou-se um questionário contendo variáveis sociodemográficas, acadêmicas e de fatores de risco associados ao TDAH, além do coeficiente de rendimento (CR) autorreferido e da Escala de Autoavaliação para Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em Adultos (ASRS). Resultados: O estudo com 102 estudantes de medicina (média de 22.4 anos; 57.8% mulheres) identificou prevalência significativa de sintomas de TDAH, com escore médio de 30.7 (± 11,7) pelo ASRS, dos quais, 15.7% foram classificados como alto risco, 56.9% risco moderado e 27.4% baixo risco. Fatores associados a escores mais elevados incluíram sexo feminino (p = 0.0313), histórico familiar de TDAH (p < 0.001), interrupções no sono (p = 0.0101), ansiedade (p = 0.0092) e diagnóstico prévio de TDAH (p < 0.001). Observou-se ainda tendência de redução dos escores conforme melhor desempenho acadêmico (p < 0.001). Outros fatores como baixo peso ao nascer, alimentação saudável e prática de exercícios não apresentaram associação estatisticamente significativa. Conclusão: O estudo revelou alta prevalência de risco de TDAH entre estudantes de medicina, especialmente em mulheres e em quem possui histórico familiar, com piora dos sintomas em casos de comorbidades psiquiátricas e alterações do sono. Apesar dessa análise, a maioria dos estudantes mantiveram desempenho acadêmico satisfatório. Os achados reforçam a necessidade de intervenções terapêuticas, suporte institucional e pesquisas futuras para avaliar o impacto dessas medidas no rendimento acadêmico. PALAVRAS-CHAVE: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Aprendizagem Baseada em Problemas; Sucesso Acadêmico; Estudantes de Medicinapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.titlePrevalência de Sintomas de TDAH e o Impacto no Rendimento Acadêmico de Estudantes de Medicina no Método Baseado em Problemaspt_BR
dc.title.alternativePrevalence of ADHD Symptoms and the Impact on Academic Performance of Medical Students in the Problem-Based Methodpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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