Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMONTENEGRO, Maria Clara Tavares Pereira-
dc.contributor.authorPEREIRA, Ana Beatriz Cavalcanti de Moraes-
dc.contributor.authorFREITAS, Rebeca Luiz de-
dc.contributor.authorALENCAR, Thais Costa de-
dc.date.accessioned2025-11-14T11:12:23Z-
dc.date.available2025-11-14T11:12:23Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2082-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Introdução: O manejo da ansiedade do paciente durante o atendimento odontológico é um aspecto crucial na prática clínica. A ansiedade afeta a experiência do paciente e a eficácia do tratamento, levando a comportamentos de evasão. Este trabalho aborda as estratégias que estudantes de odontologia empregam para minimizar a ansiedade dos pacientes, promovendo um ambiente mais acolhedor. Objetivo: Identificar o conhecimento de estudantes de Odontologia sobre o manejo da ansiedade Odontológica. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, de corte transversal, com fonte de dados primários, no qual se realiza o preenchimento de formulário em forma de entrevistas com estudantes do curso de Odontologia regularmente matriculados na disciplina de Clínica Escola, que cursam a referida cadeira no período vigente. Resultados: Foram avaliados 100 estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A maioria (93,9%) afirmou saber o que é ansiedade odontológica e 6,1% não identifica. Entre os integrantes 84,7% relataram terem identificados casos de ansiedade odontológica e 15,3% não identificaram, durante o atendimento. Assim, Os resultados evidenciam que os estudantes da clínica apresentam bom nível de conhecimento sobre a ansiedade odontológica e valorizam estratégias comportamentais. Conclusão: Contudo, a baixa adesão a técnicas complementares revela lacunas formativas, reforçando a necessidade de maior ênfase curricular em métodos de manejo diversificados. Palavras-chave: Ansiedade; Estudantes de Odontologia; Odontologia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleConhecimento de estudantes de odontologia sobre o manejo da ansiedade odontológica: um estudo transversalpt_BR
dc.title.alternativeDentistry students' knowledge about managing dental anxiety: a cross-sectional studypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- conhecimento da ansiedade Odontológica RBSMI (5) (1).pdf525.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.