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Title: Impacto das redes sociais na ansiedade e no desempenho acadêmico de estudantes universitários: Estudo transversal
Other Titles: Impact of Social Media on Anxiety and Academic Performance of University Students: Cross-sectional study
Authors: CÂMARA, Thiago de Souza Leão
CLEMENTE, Marcos Henrique de Menezes
RODRIGUES, Gustavo José Jansen Black Albuquerque
Keywords: Ansiedade
Estudantes
Redes sociais
Educação superior
Desempenho acadêmico.
Issue Date: 2025
Abstract: RESUMO Introdução: O ambiente universitário combina o desejo por sucesso acadêmico com a frustração causada por mudanças e altas exigências, expectativas e competitividade. Nesse contexto, as redes sociais oferecem amplo acesso à informação, mas podem agravar sentimentos de solidão e funcionar como mecanismo de fuga, criando um ciclo em que o estudante não cumpre suas demandas nem obtém alívio mental. O uso dessas plataformas, portanto, pode influenciar a saúde mental e o desempenho acadêmico, justificando a análise de seus impactos. Objetivo: Avaliar a relação entre o tempo e o padrão de uso de redes sociais, os níveis de ansiedade (GAD-7) e o impacto no desempenho acadêmico de estudantes universitários. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal com estudantes universitários de diferentes cursos, que responderam a questionários sobre perfil sociodemográfico, uso de redes sociais, características biológicas, autorrelato de desempenho acadêmico e a Escala de Desordem de Ansiedade Generalizada (GAD-7). Foram aplicadas análises descritivas, correlação de Spearman e testes qui-quadrado/Kruskal-Wallis, com nível de significância de 5%. Resultados: Participaram 90 estudantes com média de idade 23,2 anos (DP = 6,3), 64,4% mulheres. O tempo médio diário de uso do smartphone foi de 6,9 horas. Ansiedade leve, moderada e grave foram identificadas em 28,4%, 35,8% e 16,0% dos participantes, respectivamente. Houve associação significativa entre maior tempo de uso de smartphone e níveis mais elevados de ansiedade (p = 0,020), sendo o grupo com ansiedade moderada aquele com a maior média de tempo de tela (M = 504 min/dia). O impacto médio autorrelatado no desempenho acadêmico foi 6,8 (escala 0–10), sem associação estatisticamente significativa com ansiedade ou tempo de tela. O uso do Twitter/X apresentou associação com maior prevalência de ansiedade moderada (p = 0,020). Conclusão: O uso excessivo de redes sociais, em especial do Twitter/X, esteve associado a maiores níveis de ansiedade entre universitários, embora não tenha se correlacionado de forma significativa com desempenho acadêmico. Os achados reforçam a necessidade de estratégias de promoção de saúde mental no ambiente acadêmico. Palavras-chave:
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2100
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