Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2117
Título: Avaliação clínica e radiográfica do tratamento endodôntico em molares decíduos com pasta antibiótica ctz
Título(s) alternativo(s): Clinical and radiographic evaluation of endodontic treatment in deciduous molars with antibiotic paste ctz
Autor(es): DIAS, Amanda D’Paula Souto
SANTOS, Nathália Noberto da Silva
SILVA, Maria Clara Almeida dos Santos
MORAES, Marcele Walmsley Nery de Sá
STUDART, Liana Peixoto Carvalho
Palavras-chave: Odontopediatria
Endodontia
Dente decíduo
Data do documento: 2025
Resumo: Resumo Objetivo: Avaliar o desempenho clínico e radiográfico do tratamento endodôntico com a pasta antibiótica CTZ (cloranfenicol, tetraciclina, óxido de zinco) em molares decíduos realizados na Clínica da Criança e do Adolescente de uma Faculdade de Odontologia no Nordeste do Brasil, no período de 2023 a 2025. Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal com análise descritiva. A amostra foi composta por crianças com idade entre 2 e 12 anos de idade, de ambos os sexos. Os dados iniciais foram coletados a partir da avaliação dos prontuários da clínica. Todos foram analisados e considerando os critérios de inclusão e exclusão, os pacientes foram selecionados para realização da avaliação clínica e radiográfica. Foram avaliadas características clínicas (sintomatologia dolorosa, mobilidade dentária, alterações de tecido mole e qualidade restauradora) e radiográficas (lesão periapical e/ou interradicular, estágio da rizólise). Os dados obtidos foram analisados, através da estatística descritiva, com o uso do Software SPSS (versão 24.0). Resultados: A amostra final foi composta por 14 crianças (19 dentes), com idade média de 6 anos de idade, maior prevalência na faixa etária de 5 a 6 anos (52,6%) e discreta predominância do sexo masculino (52,6%). Os dentes mais acometidos foram os segundos molares inferiores (42,1%). Clinicamente, não houve dor ou mobilidade, e apenas 5,3% apresentaram alteração de tecido mole. Radiograficamente, 61,1% apresentaram persistência de áreas radiolúcidas. Foi observada restauração presente em 14 dentes (73,7%), sendo 2 (14,3%) com qualidade total. Conclusão: Conclui-se que o tratamento endodôntico com a pasta CTZ mostrou-se satisfatório, com sucesso clínico de 94,7% e sucesso radiográfico de 61,1%, permitindo a manutenção do dente decíduo na cavidade bucal até a época da sua esfoliação ou, pelo menos, retardando sua perda precoce. Palavras-chave: Odontopediatria; Endodontia, Dente decíduo.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2117
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Revista 11.11.25 corrigido.pdf383.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.