Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2136
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, Maria Clara Leandro da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Vitória Teresa Nunes de-
dc.contributor.authorREGO, Silvia Carréra Austregésilo-
dc.contributor.authorFIGUEIRA, Manoela Almeida Santos da-
dc.date.accessioned2025-11-25T15:26:18Z-
dc.date.available2025-11-25T15:26:18Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2136-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes de Odontologia sobre o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem ao longo da formação acadêmica. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado com discentes do segundo ao décimo período de uma instituição privada que adota em seu método de ensino a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual coloca o estudante no centro do processo educativo. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário eletrônico contendo o questionário Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM), instrumento específico para avaliação do ambiente educacional em cursos da área da saúde, desenvolvido por Roff et al. (1997). Os resultados mostraram que os estudantes avaliam o ambiente educacional de forma majoritariamente positiva. Destacaram-se percepções favoráveis em relação à aprendizagem ativa, ao estímulo à autonomia, à clareza nas aulas e a um clima educacional acolhedor, livre de práticas autoritárias. Entretanto, foram identificadas fragilidades relacionadas à ênfase excessiva na memorização, à qualidade do feedback docente, à integração curricular e à adaptação às metodologias ativas. Além disso, aspectos ligados ao estresse acadêmico, à motivação e às relações sociais foram apontados como pontos que requerem maior atenção institucional. Conclui-se que o ambiente educacional analisado se encontra alinhado às práticas contemporâneas da educação em saúde, favorecendo um processo formativo centrado no estudante, participativo e acolhedor. Contudo, o aprimoramento do feedback, do suporte institucional e das estratégias de enfrentamento do estresse mostra-se essencial para consolidar uma formação integral, sustentável e em consonância com as demandas da prática odontológica. Palavras-chaves: Aprendizagem baseada em problemas, Percepção, Educação em Odontologia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectEducação em Odontologiapt_BR
dc.titleAvaliação da percepção de estudantes de odontologia sobre metodologias ativas na aprendizagem ao longo da formação universitáriapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the perception of dentistry students on active learning methodologies throughout university educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MV 2025.2 ATUALIZADO TABELAS.TCL[1] correção 2025.2 .pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.