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Título: Avaliação da percepção de estudantes de odontologia sobre metodologias ativas na aprendizagem ao longo da formação universitária
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the perception of dentistry students on active learning methodologies throughout university education
Autor(es): SILVA, Maria Clara Leandro da
OLIVEIRA, Vitória Teresa Nunes de
REGO, Silvia Carréra Austregésilo
FIGUEIRA, Manoela Almeida Santos da
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Percepção
Educação em Odontologia
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes de Odontologia sobre o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem ao longo da formação acadêmica. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado com discentes do segundo ao décimo período de uma instituição privada que adota em seu método de ensino a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual coloca o estudante no centro do processo educativo. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário eletrônico contendo o questionário Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM), instrumento específico para avaliação do ambiente educacional em cursos da área da saúde, desenvolvido por Roff et al. (1997). Os resultados mostraram que os estudantes avaliam o ambiente educacional de forma majoritariamente positiva. Destacaram-se percepções favoráveis em relação à aprendizagem ativa, ao estímulo à autonomia, à clareza nas aulas e a um clima educacional acolhedor, livre de práticas autoritárias. Entretanto, foram identificadas fragilidades relacionadas à ênfase excessiva na memorização, à qualidade do feedback docente, à integração curricular e à adaptação às metodologias ativas. Além disso, aspectos ligados ao estresse acadêmico, à motivação e às relações sociais foram apontados como pontos que requerem maior atenção institucional. Conclui-se que o ambiente educacional analisado se encontra alinhado às práticas contemporâneas da educação em saúde, favorecendo um processo formativo centrado no estudante, participativo e acolhedor. Contudo, o aprimoramento do feedback, do suporte institucional e das estratégias de enfrentamento do estresse mostra-se essencial para consolidar uma formação integral, sustentável e em consonância com as demandas da prática odontológica. Palavras-chaves: Aprendizagem baseada em problemas, Percepção, Educação em Odontologia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2136
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