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Título: Elaboração de uma cartilha educativa para agentes comunitários de saúde sobre a prática do acolhimento
Autor(es): ALVES, Ângela Maria Ferreira
SILVA, Deborah
SILVA, Ranna Guilhermina Soares da
SILVA, Angélica Xavier da
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Acolhimento
Estratégia saúde da família
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO A Atenção Primária à Saúde (APS) representa a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável pela coordenação e continuidade do cuidado por meio de ações integradas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. Nesse contexto, a Estratégia Saúde da Família (ESF) constitui o eixo estruturante da APS, com atuação territorializada e multiprofissional voltada para o acompanhamento integral dos indivíduos e famílias. O presente estudo teve como objetivo elaborar uma cartilha educativa sobre a prática do acolhimento para Agentes Comunitários de Saúde, abordando suas bases conceituais, a diferença entre triagem e acolhimento, e a importância da avaliação de risco e vulnerabilidade. Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva, fundamentado em revisão da literatura e construção de material educativo com linguagem clara e prática. Os resultados evidenciam que o acolhimento é um dispositivo importante da Política Nacional de Humanização (PNH), sustentado pela escuta qualificada, vínculo e corresponsabilização entre profissionais e usuários. Diferente da triagem, que tem caráter seletivo, o acolhimento constitui uma postura ética e relacional que reconhece o usuário como sujeito ativo no seu processo de cuidado, e quando efetivado de forma humanizada e resolutiva, fortalece o vínculo entre equipe e comunidade, amplia o acesso e contribui para a consolidação de um modelo de atenção mais justo, participativo e integral no SUS. Palavras-chaves: Atenção Primária à Saúde, Acolhimento, Estratégia Saúde da Família, Sistema Único de Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2144
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