Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2163
Title: Perfil epidemiológico de recém-nascidos e o papel da enfermagem na assistência neonatal em um hospital de referência
Authors: MELO, Dâmaris Gomes de
PONTES, Maria Carolina Porfírio
LEITE, Laisa Maria Mousinho
SILVA, Suzana Lins da
RAMOS, Karla da Silva
CORRÊA, Thais de Albuquerque
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
BATISTA FILHO, Malaquias
Keywords: Recém-nascido
Enfermagem neonatal
Humanização da assistência
Perfil de saúde
Issue Date: 2025
Abstract: RESUMO Introdução: Apesar de existir uma diminuição na prevalência da morbimortalidade infantil os números ainda são elevados, a caracterização do perfil neonatal é essencial para o planejamento da assistência e monitoramento da qualidade do cuidado perinatal. O enfermeiro desempenha papel central nesse processo, promovendo práticas humanizadoras e vigilância clínica no período neonatal. Objetivo: Determinar o perfil epidemiológico de recém-nascidos atendidos em um hospital de referência, descrevendo o papel da enfermagem na assistência neonatal. Métodos: Estudo transversal, descritivo, realizado a partir de um recorte do inquérito intitulado “Nutrição e infecção: o problema revisitado em função do surto de microcefalia”, onde 1340 recém nascidos de gestantes acompanhadas pelo estudo original foram analisados. A presente pesquisa foi realizada no período de setembro a outubro de 2025. Os resultados foram expressos em frequências absolutas e relativas. Resultados: A maioria dos recém-nascidos era do sexo feminino (51,2%). O parto vaginal foi ligeiramente mais frequente (50,6%) do que a cesariana (49,3%). Quanto ao peso, 61,6% apresentaram peso adequado, enquanto 10,5% nasceram com baixo peso. A prevalência de prematuridade foi de 11,1% e de malformações, 4,5%. Predominou a classificação adequada para a idade gestacional (AIG, 69,4%). O índice de Apgar no 5º minuto foi ≥7 em 98% dos casos. Práticas de humanização foram expressivas: contato pele a pele na primeira hora (85,8%) e aleitamento precoce (66,7%). Conclusão: O perfil encontrado demonstra predominância de peso adequado, boa vitalidade ao nascer e elevada adesão às práticas de humanização, sugerindo boa qualidade na assistência prestada. Ressalta-se o papel do enfermeiro como protagonista na assistência neonatal, favorecendo a promoção da saúde e a qualificação do cuidado. Descritores: Recém-nascido; Enfermagem neonatal; Humanização da assistência; Perfil de saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2163
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Final - Caracterização dos RN.docx.pdf235.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.