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dc.contributor.authorLIMA, Denise Mattos de-
dc.contributor.authorSILVA, Elizângela Rodrigues da-
dc.date.accessioned2018-12-19T13:49:55Z-
dc.date.available2018-12-19T13:49:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/244-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado em cumprimento às exigências para obtenção da graduação em Fisioterapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS Orientadora: Juliany Silveira Braglia César Vieirapt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a prática do estágio curricular obrigatório dos estudantes de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior (IES) que utiliza metodologia ativa, na percepção dos preceptores, segundo as diretrizes curriculares nacionais de fisioterapia (DCN/FISIO). Método: Durante o estágio curricular obrigatório dos estudantes do 7° e 8° períodos do curso de fisioterapia, 36 preceptores, distribuídos em 18 setores de prática clínica, realizaram avalição global da atuação dos discentes nas práticas clínicas que transcorreram durante 5 e 10 semanas respectivamente no último rodízio do ano letivo. O instrumento para avalição foi um questionário validado, cujas perguntas preconizam as DCN/FISIO. Para cada estudante, o preceptor responsável pela prática clínica respondeu um questionário com 18 perguntas com alternativas tipo escala Likert. Resultados: Observou-se nos cincos itens globais para competências (atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança e educação permanente) uma avaliação com grau satisfatório. Duas perguntas referentes a competência Administrativa/gerenciamento apresentaram avaliação "Não se aplica" com justificativa "conduta não cobrada aos discentes" e "Não é atividade do setor/preceptor". Conclusão: De um modo geral, nas avaliações dos preceptores sobre o desempenho dos alunos na prática clínica, esta pesquisa demonstrou resultados bastante positivos nas habilidades de atenção à saúde, tomada de decisões, liderança e educação permanente. Verificou-se que os aspectos preconizados pela DCN/FISIO, no geral, estão sendo levados em conta quando na formação dos estudantes de fisioterapia da IES analisada, porém, alguns aspectos como emitir laudos/pareceres/relatórios fisioterapêuticos e assessoria/consultoria/auditoria no âmbito da fisioterapia, ainda precisam ser melhor trabalhados ao longo do currículo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstágio Clínicopt_BR
dc.titleAvaliação dos estudantes de fisioterapia na prática clínica segundo as diretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of physiotherapy students in clinical practice according to national curricular guidelinespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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