Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/250
Title: Reflexos primitivos, tônus muscular e etapas motoras em bebês com síndrome congênita do zika vírus: estudo de coorte
Authors: LUCENA, Juliana Pereira Machado de
Keywords: Zika Vírus
Microcefalia
Tônus Muscular
Desenvolvimento Infantil
Issue Date: 2018
Abstract: Objetivo: Descrever e comparar as variações do desenvolvimento infantil das crianças diagnosticadas com a Síndrome Congênita do ZikaVírus (SCZV), nas idades de 6, 12 e 24 meses acompanhadas no Centro de reabilitação do IMIP. Métodos: Estudo do tipo coorte transversal, com caráter observacional, descritivo, de contexto ambulatorial, realizado no Centro Especializado em Reabilitação – CER IV - do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), em Recife - PE. Foram coletados dados da criança, seguido de avaliação motora, abrangendo tônus muscular, reflexos primitivos e etapas do desenvolvimento motor. Resultados: Foram avaliadas 8 crianças, sendo do sexo feminino (62,5%) e todas nascidas à termo.Menos da metade da amostra conseguiu sentar-se sem apoio, segurar e transferir objetos entre as mãos, arrastar-se e levar alimentos a boca aos 24 meses.As crianças ainda apresentavam, aos 24 meses, reflexos de busca e procura, de sucção, de preensão palmar e o tônico cervical assimétrico (37,5%); apresentavam, ainda, hipertonia de membros superiores, inferiores e hipotonia de tronco. Conclusão: Por se tratar de uma recente patologia é sabido que o presente estudo propiciará aos profissionais de saúde subsídios para traçar objetivos, intervenções e auxiliar as crianças de forma a alcançar as etapas de desenvolvimento motor, e também orientar de modo satisfatório os seus cuidadores.
Description: Projeto apresentado ao Programa de Iniciação Científica da Faculdade Pernambucana de Saúde referente ao processo seletivo do edital PIC/FPS 2017-2018. Orientadora: Ana Carla Gomes Botelho Coorientadoras: Marcela Raquel de Oliveira Lima, Ariádne Dias Maux Gonçalves.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/250
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIC SCZV - (Juliana).pdf383.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.