Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/251
Title: Síndrome congênita do zika vírus: perfil materno e dos achados das malformações encefálicas relacionadas a infecção por trimestre gestacional
Authors: SILVA, Lia Sara Fonseca da
Keywords: Zika Virus
Anomalidades Congênitas
Gravidez
Issue Date: 2018
Abstract: Objetivo: Descrever o perfil clínico das mães e das crianças com sindrome congênita zika virus e caracterizar os achados da tomografia computadorizada através das mal formações encefálicas por infecção do trimestre gestacional. Métodos: Estudo do tipo descritivo observacional de caráter retrospectivo, realizado no Centro de Reabilitação e Medicina Física Prof. Ruy Neves Baptista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), em Recife - PE. Foram coletados dados maternos e da criança, A partir disso, foi traçado o perfil das malformações encefálicas e perfil clínico das mães. Resultados: Foram avaliadas 50 mães e crianças. A maior parte das mães (96,0%) foi sintomática durante o período gestacional. Destas maior parte frequentou o ensino médio tendo completado (72%), possuíam uma renda familiar de 1 salário mínimo (62%), eram solteiras (44%), e residiam na Zona Urbana de Pernambuco (76%). Todas as crianças apresentaram uma ou mais mal formações encefálicas em destaque as calcificações encefálicas que estava presente em todas; Conclusão: A variação das mal formações encefálicas culminaram independente do trimestre de infecção da mãe ao Vírus Zika, ressaltando o número maior de achados no primeiro trimestre. Sugere-se novos estudos que correlacione as malformações encefálicas com trimestre gestacional da infecção das crianças com diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika Vírus.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Lia Sara Fonseca da Silva, aluna do 8º período do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sob a orientação de Ana Carla Gomes Botelho e Marcela Raquel de Oliveira Lima.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/251
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf995.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.