Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGUARANÁ, Carlos Vinícius Pacheco dos Santos-
dc.contributor.authorDIAS, Victor de Souza-
dc.contributor.authorVALENTIM, Eliana-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-17T12:10:24Z-
dc.date.available2019-05-17T12:10:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/298-
dc.descriptionArtigo apresentado como relatório final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IMIP (PIBIC CNPq/IMIP) 2017/2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A segurança do paciente (SP) está entre os principais temas discutidos pelos profissionais da área de saúde em todo mundo. Objetivo: Avaliar a identificação de riscos à SP, através de simulação, de estudantes do curso de medicina do 4º e 8º períodos quanto ao tema SP. Método: Foi realizado um estudo do tipo série de casos. A simulação ocorreu em uma sala de laboratório preparada para reproduzir um cenário hospitalar. Resultado: Participaram do estudo 42 estudantes. Nenhum estudante identificou todos os seis riscos. O risco de administração de medicação equivocada foi percebido por 34 (81%); a falta de identificação por 15 (36 %); o risco de quedas por 11 (26 %); problemas para higienização das mãos por 6 (14 %); o risco de procedimentos cirúrgicos equivocados por 3 (7 %) e o risco de úlceras por pressão não foi identificado por nenhum estudante. Três riscos adicionais não planejados pelos pesquisadores foram identificados pelos estudantes. A necessidade de isolamento por 24 (57%); a ausência de equipamento de proteção individual por 5 (12%) e a distância insuficiente entre os leitos por 5 (12%). Conclusão: Este estudo demonstra à necessidade de se rever a forma do tema SP ser trabalhado na graduação, principalmente antes do ingresso dos estudantes no internato. PALAVRAS-CHAVE: Segurança do paciente; Simulação; Estudantes de medicina; Educação médica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSegurança do pacientept_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleAvaliação da competência de estudantes de medicina em identificar riscos à segurança do paciente através de simulaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação da competência de estudantes.pdf340.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.