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dc.contributor.authorSÁ, Adriano Albuquerque Gomes de-
dc.contributor.authorFALCÃO, Fabíola Coelho Nunes Marinho-
dc.contributor.authorMACHADO, Júlia Sales-
dc.contributor.authorBRITO, Thais Aguiar-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2019-05-17T15:09:18Z-
dc.date.available2019-05-17T15:09:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/303-
dc.description.abstractOBJECTIVE: Evaluate knowledge of undergraduate students of medicine and psychology graduation about of Autistic Spectrum Disorder (ASD). METHODS: This is a descriptive, cross-sectional, with students in the first and last year of medicine and first and last semester of psychology graduation. Data was collected through a structured questionnaire containing 20 questions about sociodemographic aspects, prior knowledge and technical-scientific knowledge. This research was approved by the CEP (CAAE : 50603515.6.0000.5569) . Data were analyzed using Epi Info software 7.2.0.1. RESULTS: 274 questionnaires were analyzed, which showed deficits in student knowledge about ASD, such as 100% of students in the last semester of psychology and 79% of last year of medicine underestimate the prevalence of ASD in Brazil; 33% of the last semester psychology students claim that an early diagnosis of ASD is harmful and 22.22% the cause of the TEA would be the emotional distance of parents ; 33% of final year students of medicine refer intellect above normal as an important feature for diagnosis. It has been found that there is a good knowledge of the most affected sex, the definition of the disorder and diagnostic criteria. CONCLUSION: There are still gaps in knowledge of undergraduate medical and psychology students about ASD. Understanding the magnitude and complexity of the disorder is still less than ideal, its clear that we need greater investment in this area of knowledge in universities and incentives for research on the topic.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBJETIVO: Avaliar o conhecimento de estudantes de graduação dos cursos de medicina e psicologia em relação ao transtorno do espectro autista (TEA). MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, tipo corte transversal, com estudantes do primeiro e último ano do curso de medicina e primeiro e último período de psicologia. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado contendo 20 questões para caracterização sociodemográfica dos estudantes, conhecimento prévio e conhecimento técnico-científico. A pesquisa foi aprovada pelo CEP (CAAE: 50603515.6.0000.5569). Os dados foram analisados através do software Epi Info 7.2.0.1. RESULTADOS: Foram analisados 274 questionários, sendo evidenciado déficits no conhecimento dos estudantes acerca do TEA. Todos os estudantes do último período de psicologia e 79% do último ano de medicina subestimam a prevalência do TEA no Brasil; 33% dos estudantes de psicologia do último período afirmam que um diagnóstico precoce de TEA é prejudicial e 22,22% que a causa do TEA seria o distanciamento afetivo dos pais; 33% dos estudantes do último ano de medicina referem intelecto acima do normal como uma característica importante para o diagnóstico. Foi constatado que há um bom conhecimento sobre o sexo mais acometido, a definição do transtorno e os critérios diagnósticos nos dois cursos. CONCLUSÃO: Ainda existem lacunas no conhecimento dos estudantes de graduação de medicina e psicologia acerca do TEA. A compreensão da amplitude e complexidade do transtorno ainda é muito inferior ao ideal, sendo necessário maior investimento nesta área do conhecimento dentro das universidades e de estímulos a pesquisas sobre o tema. Palavras-Chave: Transtorno Autístico; Conhecimento; Estudantespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno Autísticopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleNível de conhecimento sobre o transtorno do espectro autista pelos estudantes de medicina e psicologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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