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dc.contributor.authorLAPA JÚNIOR, Pedro de Albuquerque-
dc.contributor.authorFEITOSA, Beatriz Henriques dos Santos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lucas Filgueira-
dc.date.accessioned2019-05-31T17:51:35Z-
dc.date.available2019-05-31T17:51:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/344-
dc.descriptionOrientador: Edvaldo da Silva Souzapt_BR
dc.description.abstractDentro da educação médica há fatores que afetam negativamente o andamento da graduação, como a dificuldade na adaptação à instituição, ao método dessa e às responsabilidades assumidas pelo estudante durante o curso. Essa realidade influencia especialmente os ingressantes em instituições que usam metodologia ativa, visto que a maioria das escolas das quais esses provêm possui uma metodologia tradicional. Isto posto, existem estratégias que visam ajudar no enfrentamento desses problemas e na melhora do acolhimento e adaptação dos estudantes nas instituições. Uma delas é o Mentoring, que estimula o aperfeiçoamento de habilidades e desempenho a fim de se obter melhorias no desenvolvimento pessoal e acadêmico. O objetivo desse estudo foi avaliar a opinião de estudantes ingressantes da Faculdade Pernambucana de Saúde sobre a adaptação ao curso de medicina. Foi realizado um estudo de intervenção, onde um total de 29 discentes participaram, sendo oito do grupo de intervenção (GI), caracterizado pela implementação do programa piloto mentor, e 21 do grupo de não-intervenção (GNI). A coleta de dados foi realizada através de um questionário online, via software Lime Survey, contendo 27 perguntas e assertivas para avaliar a opinião em forma de escala Likert. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da FPS com o CAAE: 87246318.3.0000.5569. Em relação às características sociodemográficas e comportamentais, não houve diferença entre os dois grupos. No entanto, quanto à opinião acerca da adaptação ao curso, houve divergência entre os grupos, tendo o GI concordado em ter melhor adaptação à instituição (p=0,003), à metodologia de ensino (p=0,001), bem como alegou ter melhor funcionamento durante as tutorias independente do tutor (p=0,001). Fora percebido também que em certos quesitos, enquanto o GI fora favorável, o GNI apresentou opinião neutra, estes foram: a adaptação aos grupos tutoriais (p=0,002), integrações (p=0,002), bem como ter considerado possuir um bom rendimento acadêmico (p=0,04) e possuir melhor administração pessoal de demandas do curso (p=0,005). Foi possível concluir, portanto, que o programa mentor piloto ofertado proporcionou uma melhor adaptação dos ingressantes ao curso de medicina em uma faculdade com metodologia ativa.pt_BR
dc.subjectMentorpt_BR
dc.subjectProjetos pilotopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titlePrograma mentor como facilitador na adaptação de discentes a um curso de medicina em metodologia ativapt_BR
dc.title.alternativeMentor program as a facilitator in the adaptation of undergraduated students to an active methodology medical schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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