Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/415
Título: Eventos adversos
Título(s) alternativo(s): perfil das notificações em um hospital escola da cidade do Recife
Autor(es): FERRAZ, Bruna Maria dos Santos
SILVA, Mairla Gabriel de Oliveira
Palavras-chave: Segurança do paciente
Eventos adversos
Enfermagem
Data do documento: 2019
Resumo: Objetivo: identificar o perfil das notificações de eventos adversos ocorridos em um hospital escola da cidade do Recife. Método: estudo descritivo, transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa. Foram utilizadas como fonte de dados as fichas de notificações de eventos adversos do IMIP no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019. Resultados: entre as 509 notificações, os incidentes mais notificados foram os relacionados ao uso de medicamentos e quedas ambos com 17,3%, informados em sua maioria pelas unidades de internamentos/enfermarias adulto 20,8% e unidades de terapia intensiva adulto 18,3%, com grau de danos leves 35,5%, que necessitaram de tratamentos e exames adicionais 18,3%, os quais implicaram em aumento de custos ao hospital em estudo. Conclusão: foi possível caracterizar os incidentes que mais ocorreram na instituição e danos gerados aos pacientes e ao serviço, conhecimento importante para adoção de medidas de prevenção e educação continuada para os profissionais de saúde, visando contribuir na identificação de melhorias assistenciais e a segurança dos pacientes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientadora: Profa.Msc. Renata Lopes do N. Santos
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/415
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eventos adversos perfil das notificações em um hospital escola da cidade do recife.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.