Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/422
Título: Conhecimento, atitude e prática de estudantes de enfermagem sobre o sistema único de saúde
Autor(es): SILVA, Milena Bianca da
SILVA, Vitória Marion Costa
Palavras-chave: Enfermagem
Sistema único de saúde
Práticas em enfermagem
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal responsável pela assistência à saúde no território Nacional, baseado nisto é importante que os estudantes o conheçam, seus princípios e diretrizes, campos de atuação, níveis de atenção, entre outros. Objetivo: Verificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre o Sistema Único de Saúde. Método: Foi realizado um estudo descritivo, transversal do tipo inquérito Conhecimento, Atitude e Prática na Faculdade Pernambucana de Saúde FPS no período de agosto de 2018 a julho de 2019, sendo incluídos no estudo os estudantes que do 1º, 3º, 5º e 7º períodos de enfermagem, foi aplicado um questionário aos mesmos sobre o SUS, com perguntas fechadas. Aspectos éticos: O projeto foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da FPS com parecer de nº 2.941.909. A pesquisa teve como risco o tempo de pausa entre as atividades curriculares, para resolver o questionário e como benefício a utilização dos dados para publicação através de artigos científicos que poderão contribuir para ampliar a visão da necessidade dos estudantes a conhecerem mais sobre o SUS. CAAE: 95106818.7.0000.5569 Resultados e Discussão: Participaram do estudo 109 estudantes. Verificou-se o correto conhecimento sobre o conceito do SUS independente do período, 96,3% dos estudantes acertaram o que significa SUS. Quanto à atitude mais de 98% dos estudantes pesquisados concordam que é importante participar de cenários do SUS. No tocante à prática os estudantes do 1º, 3º e 5º período concordam em 100%, que a atuação em unidade de saúde da família contribui para o processo de aprendizado para a formação profissional, discordando disso 3,4% dos estudantes do 7º período. Os estudantes demonstraram querer atuar tanto no serviço público como no privado e reforça a importância de conciliar a teoria à prática para a formação profissional. Considerações finais: Os alunos possuem boa base teórica e que é importante para a formação do profissional quanto à atitude e prática, poder atuar em cenários reais do SUS desde o primeiro período da graduação. Recomenda-se a realização de novos estudos sobre o tema, com outras instituições e cursos de saúde comparando o nível do conhecimento dos estudantes.
Descrição: Trabalho apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS como requisito para conclusão do curso de Enfermagem e do Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIC/FPS). Orientadora: Reneide Muniz da Silva Coorientadora: Renata Lopes do Nascimento
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/422
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento, atitude e prática de estudantes de.pdf783.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.