Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/441
Title: Qualidade de vida segundo questionário FACT-BMT de pacientes onco-hematológicos após transplante de células tronco hematopoiéticas
Authors: ARAÚJO, Carolyna Santos
ALMEIDA, Ketynny Fernanda Costa de
Keywords: Fisioterapia
Qualidade de Vida
Células-tronco
Issue Date: 2019
Abstract: Objetivo: descrever a qualidade de vida dos pacientes que realizaram o transplante de medula óssea no Hospital do IMIP. Método: tipo descritivo, observacional, transversal e prospectivo, realizado com 15 pacientes adultos voluntários de ambos os sexos, que realizaram TMO no IMIP entre o período de maio de 2018 a maio de 2019 e que foram submetidos à avaliação de qualidade de vida através do questionário FACT-BMT. Resultados: observou-se que os pacientes que apresentavam mais tempo pós-transplante, demonstraram um maior escore, logo, uma melhor qualidade de vida, destacando-se os domínios de relacionamento com o médico e bem-estar físico. Conclusão: os resultados corroboraram com hipótese, que a duração de tempo pós TMO traz maior independência e consequentemente melhores serão os aspectos relacionados à qualidade de vida nestes indivíduos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso das acadêmicas Carolyna Santos Araújo e Ketynny Fernanda Costa de Almeida, alunas do 6º e 8º períodos do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sob a orientação de Laís Fernanda Gonçalves Ferreira, co-orientação de Lidier Roberta Moraes Nogueira e colaboração de Luciana Albuquerque Ferreira.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/441
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.