Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/447
Title: Perfil clínico e funcional de pacientes portadores de DPOC de um centro de reabilitação do município de Recife-PE
Authors: SOARES, Mariana Azevedo Guimarães
GALINDO, Rafaella Joanna da Silva Caseca
COSTA, Marcelle Eduarda da Silva
FERREIRA, Allana do Nascimento
PEREIRA JÚNIOR, Célio Silva
NOGUEIRA, Lidier Roberta Moraes
SILVA, Nívea Sandelly Santos
Keywords: Teste de caminhada de resistência
Fisioterapia
DPOC
Issue Date: 2019
Abstract: Objetivo: Descrever o perfil clínico e funcional dos pacientes portadores de DPOC, atendidos num centro de reabilitação no município do Recife. Método: Estudo observacional de caráter retrospectivo e prospectivo do tipo corte transversal, realizado com 33 pacientes diagnosticados com DPOC, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, dos quais foram analisados dados sociodemográficos e clínicos, história tabágica e submetidos à avaliação da força pulmonar e capacidade funcional. Resultados: A maior parte da população de pacientes com DPOC estudada foi de: indivíduos do sexo feminino; histórico de tabagismo atual ou ex-tabagista; hipertensos e sedentários. Somado a isso, verificou-se, que 73,7% dos pacientes pesquisados eram DPOC do tipo grave e muito grave. Quanto a capacidade funcional foi encontrada uma redução da distância percorrida no TC6 de 20,49% comparada aos valores previstos e quanto aos valores de força da musculatura respiratória (Pimáx e Pemáx) não houveram prejuízos significativos. Conclusão: Diante do proposto, concluímos que de forma geral, os pacientes em sua maioria mulheres tiveram diminuição na capacidade funcional, o que traduz impactos na funcionalidade com possíveis limitações na atividade de vida diária e atividades relacionadas ao trabalho.
Description: Projeto de iniciação cientifica-PIC validado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde sob orientação de Lidier Roberta Moraes Nogueira e Co-orientação Nívea Sandelly Santos Silva.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/447
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.