Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/487
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCAMPOS, Isabela Tenório Moura-
dc.contributor.authorBASTOS, Bárbara Lettícia da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Isabela Souto Maior dos-
dc.contributor.authorARAÚJO, Pedro Falcão Bradley-
dc.date.accessioned2019-11-26T17:05:32Z-
dc.date.available2019-11-26T17:05:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/487-
dc.descriptionOrientador: Arturo de Pádua Walfrido Jordánpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Estudos envolvendo Saúde, Espiritualidade e Religiosidade tem ganhado cada vez mais espaço no meio científico e, especialmente, na área da saúde. A introdução desses aspectos na educação em saúde promove não só uma melhoria na qualidade de vida dos estudantes e profissionais de saúde, como também uma consulta com abordagem integral no processo saúde-doença dos pacientes por considerá-los como um ser bio-psico-sócio-espiritual. Devido a isso, algumas instituições de ensino têm incluído a temática da espiritualidade na matriz curricular. Objetivo: Avaliar o entendimento dos tutores de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) acerca da temática espiritualidade em saúde e sua aplicabilidade na formação médica e prática clínica. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, envolvendo os tutores de Medicina da FPS, os quais foram avaliados através da aplicação de um questionário semiestruturado e autoaplicável. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da FPS sob o parecer de número: 2.941.901 e seguiu as orientações das resoluções 466/12 e 510/16 do CONEP. Resultados: Dos 86 tutores que participaram do estudo, 47,06% afirmaram estar frequentemente ou sempre motivados a abordar a espiritualidade dos pacientes nas consultas, no entanto, apenas 12,07% consideraram-se como muito ou muitíssimo preparados para tal abordagem. Além disso, 69,76% dos tutores afirmaram ser muito ou bastante importante a inclusão da temática saúde e espiritualidade na matriz curricular da graduação em Medicina. Entretanto, sobre a abordagem dessa temática durante as tutorias, 34,88% referiram tratar algumas vezes e 27,91% apontaram raramente. Conclusão: Visto que a maioria dos tutores declarou que o profissional de Medicina em formação deve ser muito preparado para abordar a espiritualidade do paciente, e considerou importante a inclusão da espiritualidade na matriz curricular do curso, porém sendo essa realidade ainda incipiente, o presente estudo coloca o tema em pauta para avaliação de uma maior abordagem deste conteúdo tanto para os tutores como para os estudantes de graduação da FPS.pt_BR
dc.description.sponsorshipIntroduction: Studies involving Health, Spirituality and Religiosity have been gaining more space in the scientific field and, especially, in the health area. The introduction of these aspects in health education promotes not only an improvement in the quality of life of students and health professionals, but also a consultation with an integral approach in the patients' health-disease process, for considering them as a bio-psycho-socio-spiritual being. Because of this, some educational institutions have included the theme of spirituality in the curriculum. Objective: To evaluate the understanding of the medical tutors of the Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) about the theme spirituality in health and its applicability in medical education and clinical practice. Methods: This is an exploratory cross-sectional study involving the medical tutors of FPS, who were evaluated by applying a semi-structured and self-administered questionnaire. The project was approved by the Research Ethics Committee Involving Human Beings of FPS under the opinion number: 2,941,901 and followed the guidelines of CONEP resolutions 466/12 and 510/16. Results: Of the 86 tutors who participated in the study, 47.06% stated that they were often or always motivated to approach patients' spirituality in consultations, however, only 12.07% considered themselves as very prepared or very prepared for such an approach. In addition, 69.76% of tutors said it was very or quite important to include the theme health and spirituality in the curriculum matrix of undergraduate medicine. However, regarding the approach of this theme during the tutorials, 34.88% reported treating sometimes and 27.91% pointed rarely. Conclusion: Since most tutors stated that the medical professional in training should be very prepared to address the patient's spirituality and considered it important to include spirituality in the curriculum of the course, but this reality is still incipient, the present study puts the topic on the table for further evaluation of this content for both tutors and undergraduate students of FPS.pt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação de graduação em medicina.pt_BR
dc.titleEducação em saúde e espiritualidade na perspectiva de tutores de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo TCC.pdf165.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.