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dc.contributor.authorBRANDÃO, Juliana Zirpoli-
dc.contributor.authorMORAIS, Aline Pereira-
dc.contributor.authorCANEVASSI, Beatriz Rayza de Medeiros-
dc.date.accessioned2019-12-02T18:15:54Z-
dc.date.available2019-12-02T18:15:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/500-
dc.descriptionOrientador: Edvaldo da Silva Souzapt_BR
dc.description.abstractObjetivos: Verificar o conhecimento, atitudes e habilidades em estudantes do quarto ano de graduação em medicina sobre o cuidado com pacientes LGBT e adequação com a matriz curricular da Faculdade Pernambucana de Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal realizado na FPS. A população do estudo foi formada por 108 estudantes, com os quais foi realizado questionário do tipo likert, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados : A população era na maioria, 65,4% (68) do sexo feminino e 34,6% (36) do sexo masculino. E m geral, nunca atenderam pessoas autodeclaradas LGBT no consultório médico (RM: 1,7 e DP: 1,2) e durante sua formação acadêmica, nem discordam, nem concordam (RM: 3 e DP: 1,1) estarem preparados para assistir tais pacientes e discordam (RM: 2,1 e DP: 1,0) ter sido abordado na grade curricular o tema “consulta ao paciente LGBT”. Relatam nunca (RM: 1,7 e DP: 1,1) terem sido instruídos a perguntar sobre comportamento sexual ou (RM: 1,4 e DP: 0,7) orientação, porém se declaram confortáveis ao abordar as necessidades de cuidados em saúde dessa população (RM:3,3 e DP: 1,1). Conclusão : Nosso estudo está em acordo com a bibliografia atual que afirma ser “fraco ou muito fraco” o currículo médico em relação às necessidades especificas sobre a população LGBT 23 , reiterando a necessidade de intervenções educacionais, acrescentando à matriz curricular das Escolas Médicas atividades teóricas e o aumento a atividades expositivas tanto em sala de aula quanto ambulatoriais .pt_BR
dc.description.sponsorshipObjectives : To verify the knowledge, attitudes and abilities of students of the fourth year of medical graduation on LGBT patient care and adequacy with the curricular matrix of the Pernambucan Health College. Methods : This is a cross-sectional observational study carried out at FPS. The study population consisted of 108 students, with which a likert-type questionnaire was performed, after the signing of the Informed Consent Term (TCLE). Results: The population was mostly 65.4% (68) females and 34.6% (36) males. In general, they never attended self-reported LGBT people in the doctor's office (RM: 1.7 and PD: 1.2) and during their academic training, neither disagreed nor agreed (RM: 3 and PD: 1.1) were prepared to attend such patients and disagree (RM: 2.1 and SD: 1.0) have been addressed in the curriculum of the theme "consultation with the LGBT patient". (RM: 1,7 and SD: 1,1) have been instructed to ask about sexual behavior or (RM: 1,4 and PD: 0,7) orientation, but are comfortable in addressing population (RM: 3.3 and PD: 1.1). Conclusion : Our study is in agreement with the current literature that affirms that the medical curriculum is "weak or very weak" in relation to the specific needs of the LGBT population, reiterating the need for educational interventions, adding to the curricular matrix of the Medical Schools theoretical and the increase to expository activities both in the classroom and outpatient.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectLGBTpt_BR
dc.subjectAtenção primáriapt_BR
dc.titleConhecimentos, atitudes e habilidades no cuidado de pacientes LGBT de estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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