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dc.contributor.authorMAGGIONI, Leticia-
dc.contributor.authorPESSOA, Tiago Moreira Angelim-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Aline de Avelar Barreto-
dc.date.accessioned2019-12-03T12:45:35Z-
dc.date.available2019-12-03T12:45:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/503-
dc.descriptionOrientadora: Ana Rodrigues Falbopt_BR
dc.description.abstractIntrodução: As características de um tutor efetivo devem abranger três domínios de competência: congruência social (capacidade de favorecer a interação do grupo), congruência cognitiva (capacidade de se expressar de forma efetiva) e conhecimento do conteúdo sobre o tema a ser discutido. Objetivos: determinar o perfil de domínios de competência do tutor. Métodos: estudo corte transversal envolvendo 49 tutores do curso de medicina. Os tutores foram avaliados por, aproximadamente, 32 estudantes e em três grupos tutorias, num total de 422 avaliações. O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) no período de setembro de 2015 a junho de 2016. Resultados: o tempo da função de tutor apresentou mediana de 2,4 anos. A maior parte realizou capacitação em ABP (93.9%). Em mais de 80,0% dos casos os três domínios foram identificados (congruência cognitiva 95,0%; de conhecimento de conteúdo 89,5% e congruência social 82,5%). Foi observada associação entre a congruência cognitiva e o TED (p=0,02; RP=0,59; IC95% (0,41-0,84). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da FPS conforme parecer número 1.242.981. Conclusões: os três domínios de competência foram identificados e a congruência cognitiva foi associada com maior tempo utilizado para o estudo dirigido.pt_BR
dc.description.sponsorshipIntroduction: The characteristics of an effective tutor should cover three areas of competence: social congruence (ability to encourage group interaction), cognitive congruence (ability to express themselves effectively) and content knowledge on the matter subject. Objectives: to determine the profile of tutor’s areas of competence. Methods: cross-sectional study involving 49 medical school tutors. The tutors were evaluated by, approximately, 32 students in 3 tutorial groups, with a total of 442 evaluations. The study was conducted in the Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), from September 2015 to June 2016. Results: the time in the tutor function presented a median of 2,4 years. Most of them had training in PBL (93.9%). Over 80.0% of the cases presented the three areas of competence (cognitive congruence 95.0%; content knowledge 89.5% and social congruence 82.5%). An association was found between cognitive congruence and the self-study (p=0.02; RP=0.59; IC95% (0.41-0.84). The project was approved by the Ethics Committee of the FPS as reported number 1.242.981. Conclusions: the three areas of competence have been identified and cognitive congruence was associated with longer self-study time.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titlePerfil sociodemográfico, acadêmico e de domínios de competência do tutor em uma aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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