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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Zoar Diana Carneiro do-
dc.contributor.authorAGNANI, Juliana Alexandra Takeda-
dc.contributor.authorLIMA, Danuta Helena Cintra de Araujo-
dc.date.accessioned2019-12-13T16:53:21Z-
dc.date.available2019-12-13T16:53:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/562-
dc.descriptionPesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientadora: TACIANA BARBOSA DUQUEpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Jogos educativos virtuais são estratégias para aprimorar a aprendizagem. Eles fornecem uma experiência ativa e autoguiada com potenciais benefícios à aprendizagem do estudante, ao mesmo tempo em que ainda são uma tecnologia nova e necessitam de maior difusão e meios de validação, a fim de serem melhor reconhecidos e aproveitados na área da saúde. Objetivo: validar um jogo educativo virtual, intitulado “Um bom dia para salvar vidas”, como ferramenta de aprendizagem para estudantes de medicina. Método: estudo de validação de jogo educativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário, contendo perguntas sobre características sociodemográficas, acadêmicas, familiaridade com jogos eletrônicos, e referentes à experiência com um jogo educativo virtual elaborado por docentes de medicina e pelo grupo de inovação educacional da Faculdade Pernambucana de Saúde. O jogo aborda o diagnóstico e manejo de um paciente em uma situação de urgência/emergência prevalente na população adulta. Foram avaliadas interface, funcionalidade, e experiência pedagógica com o jogo. Resultados: houve concordância geral dos participantes com todas as assertivas referentes à interface, funcionalidade do jogo e à experiência pedagógica proporcionada pelo mesmo. De todas as assertivas propostas, entre os três grupos, as que apresentaram maior concordância referiram-se à experiência pedagógica com o jogo. Conclusões: com base na experiência obtida pelos estudantes nesta pesquisa, consideramos o jogo avaliado “Um bom dia para salvar vidas” uma ferramenta válida e útil no processo de aprendizagem para estudantes de medicina, pois o mesmo mostrou-se adequadamente funcional e apresentando temática relevante e útil.pt_BR
dc.description.sponsorshipBackground: Serious games are strategies to enhance learning. They provide an active and self-guided experience with potential benefits to student learning while still being a new technology and need more diffusion and means of validation in order to be better recognized and harnessed in the health field. Objective: to validate a serious game, named “A good day to save lives”, as a learning tool for medical students. Method: validation study of a serious game, data collection was done through the application of a questionnaire, containing questions about sociodemographic, academic characteristics, familiarity with videogames, and experience with a serious game developed by medical teachers and the educational innovation group of the Faculdade Pernambucana de Saúde with the objective of diagnosis and management of a patient in a prevalent urgency/emergency situation in the adult population. Interface, functionality, and pedagogical experience with the game were evaluated. Results: there was general agreement of the participants with all the statements regarding the interface, game functionality and pedagogical experience provided by the game. Of all the assertives proposed, among the three groups, the ones that showed the most agreement referred to the pedagogical experience with the game. Conclusions: based on the experience acquired by the students in this research, we consider the game “A good day to save lives” a valid and useful tool in the learning process for medical students, as it has been shown to be adequately functional and it presented a useful and relevant subject.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectJogos de vídeopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.titleValidação de um jogo educativo virtual para estudantes de medicinapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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