Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/572
Title: Concordância entre medidas antropométricas aplicadas na avaliação nutricional de crianças e adolescentes com excesso de peso
Authors: BEZERRA, Edili da Silva
Keywords: Avaliação antropométrica
Criança
Adolescente
Obesidade
Issue Date: Sep-2019
Abstract: O objetivo desse estudo foi comparar a concordância entre medidas antropométricas aplicadas na avaliação nutricional de crianças e adolescentes com excesso de peso. Trata-se de um estudo transversal analítico realizado com 84 crianças e adolescentes atendidas no ambulatório de nutrição infantil do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. A coleta de dados teve início após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição coparticipante. As informações foram coletadas junto aos pais/responsáveis, sendo utilizado um questionário estruturado com informações sobre o nível socioeconômico proposto pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), além dos dados antropométricos (peso, altura, IMC, IMC/I, circunferência do braço, circunferência da cintura e relação cintura-estatura). Os dados foram analisados no Programa SPSS versão 20.0. Foram avaliados 84 pacientes com faixa etária entre 5 a 19 anos, no qual a média de idade encontrada foi 7,2 anos e a dos adolescentes foi de 12,9 anos. No indicador IMC/I foi encontrado prevalência de sobrepeso, as variáveis RCEst e CB evidenciaram obesidade em mais da metade da amostra, enquanto que a CC demonstrou que 73,8% de pacientes eram eutróficos. Não houve concordância entre as variáveis IMC/I, a CC, RCEst e CB mesmo quando separado os grupos de crianças e adolescentes. O estudo não apresentou concordância entre os três indicadores escolhidos com o IMC/I e sinaliza que as porcentagens encontradas pelos indicadores antropométricos CC, RCEst e CB podem trazer novas informações para o meio científico quando comparadas a utilização da atual recomendação.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito básico para a conclusão do Curso de Nutrição. Orientador(a): Elda Silva Augusto de Andrade. Coorientador(a): Samanta Siqueira de Almeida.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/572
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Edilli - pdf.pdf899.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.