Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/589
Title: Questões de gênero
Other Titles: um estudo qualitativo acerca das noções e posturas de estudantes universitários
Keywords: Psicologia
Gênero
Foucault
Issue Date: 2019
Abstract: O presente artigo teve como objetivo problematizar a compreensão dos estudantes dos cursos de saúde sobre a produção das identidades de gênero. Para realizar essa investigação entrevistas narrativas foram conduzidas com estudantes 6 estudantes, cursando períodos variados, de uma instituição de ensino superior privada da cidade do Recife. As produções narrativas foram áudio-gravadas, com a permissão dos participantes, e posteriormente transcritas na íntegra para fins de análise. A análise dos dados ocorreu à luz da Análise do Discurso Foucaultiana a partir da qual foram destacados principais pontos relevantes para o estudo: noções acerca de masculino e feminino; concepções acerca da produção das identidades de gênero; e as posturas e posicionamentos dos estudantes frentes á temática. Diante dos posicionamentos e posturas apresentados na análise foi possível perceber o quanto o debate da temática ainda é escasso, e quando abordada, de modo superficial. Sendo assim, podemos concluir que a pesquisa foi importante por proporcionar, por meio das entrevistas momentos de reflexões e questionamentos. Por fim, esses achados parecem mostrar a necessidade e a importância de aprofundar estudos e pesquisas que problematizem a concepções dos estudantes universitários sobre a produção das identidades de gênero. Através desse estudo, foi possível perceber que ainda existem poucos debates sobre a temática e a inserção da mesma ainda fica a desejar pelos estudantes que podem trazer formas menos preconceituosas e mais éticas.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/589
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de conclusão de curso (TCC).pdf928.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.