Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, Aline de Morais e-
dc.date.accessioned2019-12-18T17:12:13Z-
dc.date.available2019-12-18T17:12:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/590-
dc.description.abstractA partir de inquietações e questionamentos acerca da experiência formativa de estudantes de Psicologia no método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o presente artigo teve como objetivo investigar as noções de cuidado-de-si foucaultianas produzidas durante a graduação. O Cuidado-de-si norteia este artigo, sendo considerado uma atitude posicional ética de relação de si consigo mesmo e com o mundo. Para realizar essa investigação foram realizadas entrevistas narrativas com 5 estudantes de Psicologia, entre o 6º e o 8º período da graduação. Nessas entrevistas foram destacados das narrativas três principais pontos relevantes ao estudo: os posicionamentos e posturas frente à formação no método ABP; os modos de conduzir a si mesmo a partir da experiência formativa; e as noções de cuidado. A análise destas evidenciou que as competências assimiladas pela experiência formativa proporcionaram aos estudantes modos de subjetivação que implicam um cuidado sobre si.pt_BR
dc.description.sponsorshipFrom concerns and enquiries about the learning experience of Psychology students using the Problem Based Learning (PBL) method. The present study aims to investigate the notions of self-care in Foucault’s view, brought during the graduation. The care of the self guides this study; it is considered an ethic positional attitude of relation with oneself and the world. To accomplish this investigation were performed 5 narrative interviews with Psychology students, among the 6th and 8th semester of the course. In these narrative interviews, three key points were highlighted for this study: the position and attitude towards the PBL method; the way to conduct oneself from the learning experience; and the notions of care. Their analysis showed that the competences assimilated by the formative experience provided the students with modes of subjectivation that imply a self-care.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectMétodo ABPpt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.titleO cuidado de si em estudantes de gruação em psicologia no método aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.