Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Bruno de Santa Cruz Oliveira-
dc.contributor.authorJÓ, Ilana Chousinho de Holanda-
dc.date.accessioned2019-12-19T12:07:50Z-
dc.date.available2019-12-19T12:07:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/598-
dc.descriptionOrientador: Leopoldo Nelson Fernandes Barbosapt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propôs-se a investigar a relação da prática diária do Sudoku com a melhora do desempenho na função cognitiva da atenção e das funções executivas. Vinte e três estudantes universitários dos cursos de medicina e psicologia participaram da pesquisa. Os voluntários foram separados em grupo intervenção e grupo controle. O primeiro foi submetido à prática diária do Sudoku por um período de sessenta dias. Ambos os grupos foram testados no começo e final da intervenção através de um Questionário Sociodemográfico, da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, do Trail Making Test e do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas. Diante dos resultados inconclusivos, não foi possível fazer uma relação entre a prática diária do Sudoku e a melhora no desempenho cognitivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipThe present study had as an objective the establishment of sudoku's daily practice and the cognitive function of attention and executive functions improvement. Twenty-three medicine and psychology first years students volunteered to the research. The volunteers were assigned to two groups: intervention and control. The first one endures a Sudoku's daily practice for a sixty days period. Both groups were tested before and after the intervention through a sociodemographic questionnaire, Hospital Anxiety and Depression Scale, Trail Making Test and Wisconsin Cards Sorting Test. Before the inconclusive results, it wasn't possible to establish the daily sudokus practice and cognitive improvement.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTreino cognitivopt_BR
dc.subjectSudokupt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectEstimulação cognitivapt_BR
dc.titleA utilização do sudoku como ferramenta de melhora cognitiva em estudantes universitáriospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 A UTILIZAÇÃO DO SUDOKU COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR DESEMPENHO COGNITIVO EM UNIVERSITÁRIOS.pdf195.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.