Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/625
Title: Ajuste osteopático na coluna lombar influenciando na força da musculatura quadríceps em pacientes portadores de condromalácia
Authors: SILVA, Luiz Felipe Dias da
BARBOSA, João Victor Poroca
Keywords: Joelho
Osteopatia
Manipulação osteopática
Força muscular
Síndrome da Dor Patelofemoral
Issue Date: 2019
Abstract: Objetivo: avaliar a força muscular do quadríceps depois de uma manipulação osteopática na coluna lombar em indivíduos portadores de condromalácia e verificar se possui alguma alteração e associar com os valores obtidos em controles pareados por idade, sexo, altura e características clínicas. Métodos: estudo ensaio clínico, envolvendo 20 adultos e idosos com disfunção patelofemoral. A análise da força muscular do quadríceps foi obtida através do dinamômetro digital OSC-S3 da linha Brasil magnets®. Resultados: foi observado que a média da força muscular pré-ajuste foi de 12,9 com desvio padrão de 4,5. Após a manipulação houve um aumento da força para 14,75 com desvio padrão de 4,41, resultando positivamente de 1,85 >p 1,87. Portanto, de acordo com a estatística, a força da musculatura quadríceps femoral houve um aumento de 16% após a manipulação, porém sem nenhuma correlação com os outros achados. Conclusão: o presente estudo demonstrou que houve aumento na força muscular do quadríceps femoral, porém sem correlação com outros dados. Evidenciou-se uma correlação moderada entre a falta de atividade física e dores no joelho (r=0,55) e uma correlação muito forte entre a ausência de atividade física e dor ao descer escadas (r=70).
Description: Trabalho de Conclusão de Curso dos acadêmicos Luiz Felipe Dias da Silva e João Victor Poroca Barbosa, do 8º período do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sob orientação de Daniel Antas de Melo Mendonça.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/625
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho final TCC-converted.pdf403.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.