Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/62
Título: O efeito do método busquet em pacientes com fibromialgia
Autor(es): SCHULZE, Nina Bretas Bittar
Palavras-chave: Fibromialgia
Terapia manual
Miofascial
Data do documento: 2016
Resumo: Introdução: A fibromialgia é uma síndrome reumática de etiologia desconhecida, predominante em mulheres e caracterizada principalmente por dor musculoesquelética difusa e crônica, além de sítios anatômicos específicos dolorosos à palpação, nomeados de “tender points”. Devido à sua vasta sintomatologia, apresenta repercussões físicas, emocionais e trabalhistas gerando uma grande busca por diversos tipos de tratamentos, onde a intervenção fisioterapêutica possui um papel imprescindível. Uma das abordagens da fisioterapia que pode ser utilizada para tratamento da fibromialgia é pelo método Busquet. Seu tratamento consiste numa terapia manual de mobilização miofascial para reequilibrar as tensões. Objetivo: Analisar o efeito do tratamento da fibromialgia através do método Busquet. Métodos: Cinco voluntários participaram do estudo. Foi desenvolvido um protocolo de intervenção para aplicação do método Busquet, o qual consistiu em oito sessões com 30 minutos de duração e frequência de uma vez por semana. Para avaliação foram coletadas informações relevantes à pesquisa através da utilização de um formulário elaborado pelo pesquisador, além do uso da escala visual analógica (EVA), questionário de qualidade de vida SF-36, teste 3º dedo-solo e goniometria da coluna vertebral avaliando, respectivamente, a dor, qualidade de vida e flexibilidade. Resultados: Os dados foram expressos pela média aritmética e desvio padrão dos valores obtidos pela avaliação inicial e final isoladamente e da comparação (diferença) entre esses valores. Foram encontrados índices de melhora da dor através da EVA (5,00 ± 2,83), flexibilidade pelo teste 3ºdedo-solo (14,40 ± 15,63) e goniometira da coluna vertebral (27,00 ± 26,32), e em todos os domínios referentes à qualidade de vida, especialmente na limitação física (95,00 ± 11,18), limitações emocionais (64,66 ± 45,56), saúde mental (40,00 ± 28,14), dor (37,60 ± 31,12) e vitalidade (36,00 ± 28,59). Conclusão: A abordagem realizada através da utilização do método Busquet produziu efeitos positivos na redução do quadro álgico, ganho de flexibilidade e melhora da qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com uma maior homogeneidade da amostra e número de participantes, e um grupo controle para comprovar a eficácia do método.
Descrição: CONGRESSO CIENTÍFICO DO IMIP - CURSO DE FISIOTERAPIA. Orientadora: Ana Elisa Schuler Pinto Souza, Co-orientadora: Marcela Cavalcanti Moreira
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/62
Aparece nas coleções:Anais de eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O efeito do método busquet em pacientes com fibromialgia.pdf206.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.