Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/648
Título: Espiritualidade
Título(s) alternativo(s): estratégia de enfrentamento para pais e/ou responsáveis de crianças em tratamento para o câncer
Autor(es): FRANCO, Juliana Ramos
PEREIRA, Beatriz Lisboa
Palavras-chave: Câncer
Enfrentamento
Família
Religiosidade
Espiritualidade
Data do documento: 2019
Resumo: A espiritualidade pode ser vista como uma importante estratégia de enfrentamento e suporte emocional diante do processo de adoecimento de um filho. Desse modo, a pesquisa objetivou compreender como a espiritualidade funciona como suporte para pais e/ou responsáveis de crianças em tratamento para o câncer. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em um Hospital de Referência de Recife-Pernambuco. Participaram da pesquisa dez mães e/ou responsáveis, todas do sexo feminino e cristãs, com idade variando entre 24 e 52 anos. 2 Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, analisados de acordo com a Técnica de Análise de Conteúdo Temática, proposta por Minayo. Identificou-se que a espiritualidade é uma estratégia de enfrentamento bastante utilizada pelas responsáveis de crianças em tratamento para o câncer, auxiliando-as a encontrarem sentido, propósito e conforto. Ademais, possibilita a resiliência dessas pessoas, assim como a esperança da cura.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/648
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Ramos Franco e Beatriz Lisboa Pereira.pdf183.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.