Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/659
Title: O papel do psicólogo escolar segundo professores
Other Titles: uma abordagem bioecológica
Authors: OLIVEIRA, Miriam Cristina Monteiro Silva de
Keywords: Psicologia escolar
Atuação do psicólogo
Teoria bioecológica
Issue Date: 2018
Abstract: CENÁRIO: São muitas as discussões acerca do trabalho do psicólogo escolar, novos paradigmas, atribuições e modelos de práticas. Os novos contextos e realidades emergentes trazem conflitos que tem cada vez mais demandado a atuação do psicólogo nas escolas. Para atender a essas novas demandas é necessário saber como a atuação do psicólogo escolar está sendo compreendida pela equipe com a qual trabalha, para então fornecer indícios que possibilitem redimensionar sua prática profissional. OBJETIVO: Compreender, a partir da abordagem bioecológica, o papel do psicólogo escolar segundo a perspectiva de professores da educação infantil e ensino fundamental. MÉTODO: Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas, com 10 professoras (05 do Ensino Fundamental e 05 da Educação Infantil) de uma escola particular de médio porte na cidade de Recife no período de junho a dezembro de 2018. Os dados foram analisados de acordo com a Técnica de Análise de Conteúdo Temática (MINAYO, 2013), e as Normas da Resolução 510/16 foram contempladas em todas as etapas da pesquisa. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram identificadas três categorias (atividades frequentes do psicólogo, papel do psicólogo, e concepções sobre o psicólogo) que revelaram o reconhecimento da postura ativa do psicólogo, considerado um profissional com olhar diferenciado e que tem uma atuação voltada não apenas ao aluno, mas também à sua família e aos professores, possibilitando um espaço constante de trocas e parcerias. A abordagem Bioecológica revelou que a transição ecológica e os processos proximais tem papel fundamental na compreensão da atuação do psicólogo escolar. CONCLUSÃO: Os resultados da pesquisa apontam que a compreensão do papel do psicólogo, por parte das professoras, está de acordo com o novo modelo de atuação esperada desse profissional – a prática preventiva e relacional – em detrimento da atuação segundo o antigo paradigma (baseado em práticas clínicas, excludentes e remediativas).
Description: Pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Isabelle Diniz Cerqueira Leite
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/659
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC. Miriam Oliveira. Psicologia.pdf875.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.