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dc.contributor.authorGOMES, Paulo César dos Santos-
dc.contributor.authorCOELHO, Roberta Cristina Moraes-
dc.date.accessioned2020-02-12T13:42:33Z-
dc.date.available2020-02-12T13:42:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/664-
dc.description.abstractO ingresso no ensino superior é cercado por diversas variáveis que influenciam no processo de transição e adaptação do estudante. A teoria bioecológica aborda o desenvolvimento do indivíduo em diferentes ambientes. O estudo analisou as expectativas dos estudantes universitários do primeiro ano de graduação do curso de Psicologia, a partir de uma perspectiva bioecológica. Participaram 11 estudantes, distribuídos em dois grupos focais, de acordo com o período. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática. Os temas incluíam: facilitadores no processo de transição e adaptação, expectativas quanto a atuação profissional, processo de formação profissional e proximidade com os pares. Os resultados reiteram outros estudos sobre a temática que destacam a importância dos processos de transição para o ingresso na graduação, sendo a principal contribuição desta pesquisa o enfoque bioecológico desses processos, a partir do qual a transição ecológica para o ensino superior foi facilitada por díades primárias constituídas por familiares e amigos, assim como pela ocorrência de processos proximais entre os estudantes e destes com os professores durante o primeiro ano. Destaca-se também o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como facilitador do processo de ensino-aprendizagem e de uma maior integração dos estudantes com os pares e professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipThe admission to higher education is surrounded by several variables that influence the process of transition and adaptation of the student. The bioecological theory approaches the development of the individual in different. The study analyzed the expectations of university students of the first year of graduation of the psychology course, from a bioecological perspective. Eleven students participated, distributed in two focal groups, according to the period. The data were submitted to thematic content analysis. The themes included: facilitators in the process of transition and adaptation, expectations regarding professional performance, professional training process and proximity with peers. The results reiterate other studies on the theme that highlight the importance of the transition processes for admission to graduation, and the main contribution of this research is the bioecological focus of these processes, from which the transition Ecological for higher education was facilitated by primary dyads constituted by relatives and friends, as well as the occurrence of proximal processes among students and teachers during the first year. It is also noteworthy the problem-based learning Method (PBL) as a facilitator of the teaching-learning process and a greater integration of students with peers and teachers.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.subjectExpectativaspt_BR
dc.subjectexperiênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTeoria bioecológicapt_BR
dc.titleExperiências de inserção na vida acadêmica: uma leitura bioecológicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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