Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKAUFMAN, Sofia-
dc.date.accessioned2020-02-13T11:36:32Z-
dc.date.available2020-02-13T11:36:32Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/669-
dc.descriptionOrientadora: Mônica Cristina Batista de Melopt_BR
dc.description.abstractOBJETIVOS: Identificar a tendência a stress, ansiedade e psicopatologias em adolescentes pré vestibulandos. FONTES DE DADOS: Revisão sistemática, usando como fonte de dados artigos já publicados, de acordo com Cordeiro e Oliveira (2007). Com busca de artigos no Google Scholar foi feito uma seleção de 30 desses estudos baseada em critérios de relevância e quantidade de citações; e análise individualizada de 13 artigos selecionados entre os 30 com base em disponibilidade de informações e qualidade estatística. SÍNTESE DE DADOS: foram identificados um total 431 artigos. Após a triagem relacionada ao conteúdo do estudo foram selecionados 13 artigos. Os resultados mostram que a ansiedade, stress e psicopatologias aparecem mais nos adolescentes do sexo feminino, não sendo excludente ao sexo masculino. Na análise dos artigos foi possível perceber que independente de escolas públicas ou privadas, ou região do país os resultados tendem a ser os mesmos. CONCLUSÃO: A partir das demandas mostradas pelos jovens foi possível observar a necessidade de uma rede de apoio para adolescentes que enfrentam a prova e o ano que antecede ao vestibular utilizando estratégias de enfrentamento que possam minimizar a ansiedade levando em conta sua mudança de rotina e hábitos, além da própria pressão que recebem seja pela escola, cursinho e/ou ou família.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBJECTIVES: To identify the tendency to stress, anxiety and psychopathologies in adolescents candidates for entrance examination. DATA SOURCE: Systematic review, using as data source articles already published, according to Cordeiro and Oliveira (2007). After articles search in Google Scholar, a selection of 30 of these studies was made based on criteria of relevance and quantity of citations; and individualized analysis of 13 articles selected among the 30 based on information availability and statistical quality. DATA SYNTHESIS: a total of 431 articles were identified. After screening related to the content of the study, 13 articles were selected. The results show that anxiety, stress and psychopathologies such as depression appear more in female adolescents, not being excluded from males. Analysis of the articles made it possible to perceive that regardless of public or private schools, or region of the country the results tend to be the same. CONCLUSION: Based on the demands shown by young people it was possible to observe the need for a support network for adolescents facing the entrance examination and the year before the test using coping strategies that can minimize anxiety taking into account their change of routine and habits, in addition to the very pressure they receive either by school, special preparation courses (“cursinho”) and/or family.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologia do adolescentept_BR
dc.subjectTeste de admissão acadêmica (“vestibular”)pt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleA vivência do stress em adolescentes pré-vestibulandospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Kaufman Sofia, psicologia, 2019 (2).pdf488.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.