Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/669
Título: A vivência do stress em adolescentes pré-vestibulandos
Autor(es): KAUFMAN, Sofia
Palavras-chave: Psicologia do adolescente
Teste de admissão acadêmica (“vestibular”)
Ansiedade
Data do documento: Out-2019
Resumo: OBJETIVOS: Identificar a tendência a stress, ansiedade e psicopatologias em adolescentes pré vestibulandos. FONTES DE DADOS: Revisão sistemática, usando como fonte de dados artigos já publicados, de acordo com Cordeiro e Oliveira (2007). Com busca de artigos no Google Scholar foi feito uma seleção de 30 desses estudos baseada em critérios de relevância e quantidade de citações; e análise individualizada de 13 artigos selecionados entre os 30 com base em disponibilidade de informações e qualidade estatística. SÍNTESE DE DADOS: foram identificados um total 431 artigos. Após a triagem relacionada ao conteúdo do estudo foram selecionados 13 artigos. Os resultados mostram que a ansiedade, stress e psicopatologias aparecem mais nos adolescentes do sexo feminino, não sendo excludente ao sexo masculino. Na análise dos artigos foi possível perceber que independente de escolas públicas ou privadas, ou região do país os resultados tendem a ser os mesmos. CONCLUSÃO: A partir das demandas mostradas pelos jovens foi possível observar a necessidade de uma rede de apoio para adolescentes que enfrentam a prova e o ano que antecede ao vestibular utilizando estratégias de enfrentamento que possam minimizar a ansiedade levando em conta sua mudança de rotina e hábitos, além da própria pressão que recebem seja pela escola, cursinho e/ou ou família.
Descrição: Orientadora: Mônica Cristina Batista de Melo
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/669
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kaufman Sofia, psicologia, 2019 (2).pdf488.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.