Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/670
Título: Percursos formativos em saúde mental
Título(s) alternativo(s): o matriciamento como estratégia do cuidado num centro de atenção psicossocial
Autor(es): SANTOS, Vanessa Stefane Nascimento
Palavras-chave: Saúde mental
Apoio matricial
Centro de atenção psicossocial
Atenção primaria à saúde
Oficina em saúde mental
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho idealiza elucidar as contribuições da implantação de uma oficina de matriciamento em saúde mental para os profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial localizado no município de Moreno no Estado de Pernambuco. Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Objetivo: Realizar revisão integrativa da literatura. Realizar uma oficina de sensibilização para a implantação do matriciamento em Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial Acolher. Realizar uma roda de conversa para o mapeamento de ações da unidade sobre o matriciamento. Fazer o levantamento do perfil dos profissionais de nível superior que atuam no Centro de Atenção Psicossocial Acolher e instrumentalizar os profissionais do CAPS Acolher sobre o campo teórico da prática do matriciamento. Metodologia: Trata-se de uma Triangulação Metodológica que permite a combinação de métodos flexíveis e dinâmicos, como a oficina, com métodos estruturados com os seguintes passos: Revisão integrativa da literatura, Roda de conversa, Exposição dialogada e simulação de casos, com elaboração de uma proposta de intervenção acerca do matriciamento voltada para a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Acolher. Resultados: consideram-se as metas esperadas da oficina como produto do resultado da proposta de intervenção. A discussão será embasada pelos artigos selecionados para compor a amostra da revisão integrativa. Conclusão: Ressalta-se a importância do apoio matricial como uma estratégia do cuidado ao promover a corresponsabilização compartilhada entre equipes de saúde da família e profissionais da saúde mental.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Psicologia sob a orientação da tutora Michele Gomes Tarquino. Orientador (a): Michele Gomes Tarquino, Esp Antropologia da Saúde.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/670
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc - Concluido - última Versão. Fps..pdf642.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.