Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/672
Título: Alienação parental
Título(s) alternativo(s): uma intervenção direcionada a estudantes de saúde de uma faculdade em Recife - PE
Autor(es): NASCIMENTO, Ivone Silva do
RODRIGUES, Walkiria Maria Ribeiro
OLIVEIRA, Camila Vieira de
FELIX, Jullyane Renata Lopez
Palavras-chave: Alienação parental
Síndrome da alienação parental
Família
Violência
Data do documento: 2017
Resumo: A Alienação Parental e sua Síndrome são entendidas como uma prática na qual um dos genitores denigre a imagem do outro induzindo a criança a rejeitá-lo sem justificativa plausível. O estudo objetivou abordar o relato de experiência em psicologia com foco na intervenção com estudantes, estagiários, residentes e profissionais da área de saúde a cerca da Alienação Parental e sua Síndrome, bem como as respectivas consequências na formação psíquica da criança e do adolescente. A intervenção ocorreu em dois momentos, composto da realização de um Flash Mob, apresentação oral na modalidade de integração e, simultaneamente, entrega de panfletos informativos sobre a temática. Contemplando um público de aproximadamente 350 pessoas, de ambos os sexos, tendo duração entre 15 e 45 minutos. A família deve proporcionar um ambiente afetivo e seguro para o desenvolvimento pleno e saudável de sua prole. A dissolução de um casamento é, geralmente, vivenciada com muita ansiedade e sofrimento pelos envolvidos, sobretudo os filhos. Com isso, pode surgir a Alienação Parental e consequentemente sua síndrome na qual se configuram como uma forma de abuso emocional à criança, ocasionado prejuízos incalculáveis. A síndrome constitui um distúrbio que ocorrem pela extrema reação emocional que os pais submetem seus filhos. Destaca-se assim, que por ser um tema novo e de extrema relevância, que profissionais e docentes da área da saúde possam atentar para a sensibilização e conscientização dos estudantes e futuros profissionais da área de saúde sobre os atos alienantes e as consequências da alienação parental e sua síndrome.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para conclusão da graduação em Psicologia. Sob orientação da Professora Maria Valéria de Oliveira Correia Magalhães e Co-orientação do professor Leopoldo Barbosa.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/672
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCWALKIRIAEIVONE.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.