Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLOPES, Maria Gabriella de Oliveira-
dc.contributor.authorVIANA, Hellen Maria da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-14T13:25:31Z-
dc.date.available2020-02-14T13:25:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/678-
dc.descriptionOrientadora: Tatiana Cristina Montenegro Ferreira Coorientadoras: Luciana Marques Andreto Juliany Silveira Braglia Cesar Vieirapt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar a percepção dos estudantes de enfermagem e medicina quanto à utilização do mapa conceitual nos grupos tutoriais e sua influência no processo de ensino-aprendizagem em uma IES que utiliza metodologia ativa. Método: Trata-se de um estudo com delineamento qualitativo, do tipo exploratório, com abordagem fenomenológica. Através do grupo focal, os participantes do curso de enfermagem e medicina, discutiram acerca da utilização do mapa conceitual como produto nas discussões dos grupos tutoriais. O estudo foi desenvolvido de agosto de 2018 a julho de 2019, na Faculdade Pernambucana de Saúde. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo Temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CAAE 81064517.1.0000.5569), pautando-se na resolução Nº 510/16. Resultados: Quanto ao perfil dos estudantes entrevistados, predominantemente são do sexo feminino, com faixa etária entre 21 e 25 anos, do curso de enfermagem, e a maioria (72,22%) referiu não ter recebido treinamento para utilização da ferramenta. Após a análise do conteúdo das falas, os resultados foram dispostos em três categorias: Categoria I – Vantagens da utilização do mapa conceitual; Categoria II – Dificuldades encontradas pelos estudantes na utilização do mapa conceitual: capacitação insuficiente dos estudantes e tutores para lidar com a ferramenta; dificuldade para manuseio do software atrelado à falha das máquinas de operação; dificuldade para utilizar os termos de ligação; pouca valorização do mapa por parte dos tutores; estudantes com habilidades limitadas em informática; resistência dos estudantes à mudança causada pela implementação do uso do mapa conceitual; Categoria III – Estratégias para aperfeiçoar o uso do mapa conceitual: otimizar os treinamentos e/ou capacitações na utilização da ferramenta, tanto para estudantes, como para tutores; oferecer cursos on-line/EAD e oficinas; melhorar o sistema dos computadores e o manejo do software. Conclusão: Na percepção dos estudantes de enfermagem e medicina, o mapa conceitual mostrou-se uma ferramenta eficaz, sobretudo no tocante à organização e direcionamento do estudo. Porém, os estudantes conseguiram identificar algumas dificuldades em seu uso e, por isso, elencaram estratégias capazes de contribuir com a utilização da ferramenta nos grupos tutoriais.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjective: To analyze the perception of medical students about the use of the map in the tutorial groups and its influence on teaching and learning in a HEI using an active methodology. Method: This is a study with qualitative design, exploratory type, with phenomenological approach. Through the focus group, participants take a course in nursing and medicine, discuss the use of the map as a product in the tutorial group discussions. The course was developed from August 2018 to July 2019 at the Pernambucana College of Health. A technique of Thematic Content Analysis was used. The visit was made by CAAE 81064517.1.0000.5569, under the condition 510/16. Results: Regarding the profile of the students interviewed, they are predominantly female, aged between 21 and 25 years, taking a nursing course, and a majority (72.22%) reported not having been trained to use the tool. After analyzing the speech content, the levels were included in three categories: Category I - Advantages of using the concept map; Category II - Difficult for students to use the concept map: training students and teachers to deal with a tool; difficult to handle software linked to failure of operating machines; attempt to use the binding terms; little appreciation of the map by tutors; students with limited computer skills; the dossier of the initiative for the use of the concept map initiative; Category III - Strategies to improve the use of the concept map: optimize training and / or training in the use of the tool for both students and tutors; offer online / distance learning courses and workshops; improve computer systems and software management. Conclusion: In the perception of medical students, the concept map proved to be effective, especially regarding the organization and direction of the study. In addition, guidelines can be used with some difficulties in their use, and therefore strategies can help to use the tool in tutorial groups.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titlePercepção dos estudantes de enfermagem e medicina quanto à utilização do mapa conceitual em uma IES que utiliza metodologia ativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIC - Mapa Conceitual 18-AGO-19 16h00.pdf824.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.