Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/709
Title: Resposta sensorial, proprioceptiva e muscular da estimulação elétrica funcional (FES) em pacientes com subluxação de ombro após acidente vascular cerebral (AVC)
Authors: RODRIGUES, Inacele Conceição da Silva
BOTELHO, Ana Carla
CARVALHO, Kaliandra Meneses
CARDOZO, Luciana Bezerra dos Santos
Keywords: Subluxação
Eletroestimulação
Propriocepção
FES
Issue Date: 2016
Abstract: A Eletro Estimulação Funcional (FES), é um recurso terapêutico que tem como objetivo produzir contrações musculares e consequentemente ganho de força, melhora da propriocepção e ganho na Amplitude de Movimento. É largamente utilizada como recurso terapêutico na ativação da muscular do complexo do ombro, proporcionando melhor biomecânica na articulação glenoumeral e diminuição da dor. O presente estudo, teve como objetivo obter ganhos funcionais e melhorias na mecânica na articulação glenoumeral, além também, de constatar respostas dos efeitos que a FES proporcionara aos sistemas sensorial, proprioceptivo e muscular, na subluxação de ombro em pacientes pós AVE em associação ou não do uso da cinta abdominal. O tipo de estudo realizado foi um Piloto, tendo a amostra por conveniência de sete pacientes adultos, sendo cinco mulheres e dois homens, com idade de (50,86 ± 15,21) anos, o grupo controle com (44,5 ± 15,44) anos e o grupo tratamento com (59,33 ± 9,02) anos, que adquiriram a subluxação inferior de ombro. Após terem sido realizadas as avaliações, através das escalas FUGL-MEYER, a Escala Visual Analógica (E.V.A.) e a medida da subluxação em centímetros, os indivíduos foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos um grupo controle (FES sem uso associado de cinta) com quatro pessoas e outro grupo de tratamento (FES associado ao uso de cinta abdominal) com três pessoas. A subluxação teve a média geral antes de (1,91 ± 0,74) cm e de (1,26 ± 0,66) cm ao final da intervenção, com um ganho de 34%; com p-valor (0,018). Também houve melhora da propriocepção do polegar, onde a pontuação anterior foi de (0,29 ± 0,76) e ao final de (0,86±0,69); com p-valor de (0,046). Pudemos constatar os maiores ganhos na diminuição da subluxação e aumento na propriocepção.
Description: Orientadora: Ana Carla Botelho; Co-Orientadora: Kaliandra Meneses Carvalho; Co-Orientadora: Luciana Bezerra dos Santos Cardozo
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/709
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC cele CORRETO.pdf739.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.