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dc.contributor.authorBEZERRA, Sammyle Maria Barros-
dc.contributor.authorANDRADE, Matheus Ribeiro Borba de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jaqueline Marques de-
dc.date.accessioned2020-04-29T13:24:38Z-
dc.date.available2020-04-29T13:24:38Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/751-
dc.descriptionOrientador: Ariani Impieri de Souza Co-orientadora: Maria Cecília Mendonça Melopt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar os dados da produção científica do programa de iniciação científica do IMIP-CNPq no período 2004-2011. Método: estudo de corte transversal utilizando-se como unidade de análise os projetos desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/IMIP) desde a sua implantação em 2004 até 2011. Foram analisadas as seguintes variáveis relacionadas ao bolsista: curso, ano e instituição; Em relação ao orientador: formação, tempo de titulação e linha de pesquisa. Em relação ao projeto: tipo de estudo, financiamento e divulgação (publicados/apresentados em eventos científicos). Os dados foram coletados a partir dos projetos arquivados na diretoria de pesquisas do IMIP e complementados por meio das informações disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq. A análise estatística foi realizada através do programa EpiInfo 3.4.3. Foram feitas frequências relativas e absolutas das variáveis. O projeto foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP. Resultados: Dos projetos analisados, dois não foram concluídos. O número de bolsas aumentou gradativamente, iniciando com 10 bolsas em 2004 e em 2011, havia 51. Em relação às instituições, a FPS concentrou cerca de 90% do total de bolsas, a partir de 2008. Entre os cursos, Medicina predominou (84,3%), seguida por Enfermagem (4,9%). Apenas 27 projetos (9,6%) receberam financiamento. O tempo médio de titulação dos pesquisadores foi 7,5 anos de conclusão do doutorado. O tipo de estudo predominante foi o desenho de corte transversal (67,0%), seguido pelo estudo de coorte (10,6%). A divulgação dos resultados dos estudos em congressos científicos foi baixa (22,7%), assim como as publicações em periódicos (27,3%). Conclusão: O programa de Iniciação científica do CNPq-IMIP é uma estratégia de incentivo para estudantes e professores desenvolverem pesquisas na área de saúde, porém há necessidade de melhorar a distribuição das bolsas entre os diferentes cursos, bem como ampliar a divulgação das pesquisas realizadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjective: To analyze the data of the production of scientific initiation at IMIP-CNPq program in 2004-2011. Method: cross sectional study was carried using as unit of analysis the projects developed in Scientific Initiation Program (PIBIC / CNPq / IMIP) since the first year in 2004 until 2011. The following variables were analyzed: Regarding advisor: training, completion time and research online. In relation to the project: type of study, funding and dissemination (published / presented at scientific meetings). Data were collected from the projects filed with the board's research IMIP and supplemented by the information available on CNPq's Lattes Platform. Statistical analysis was performed using Epi Info 3.4.3 program. Absolute and relative frequencies of the variables were made. The project was submitted and approved by the Ethics Committee in Research of IMIP. Results: Two projects were not completed. The number of scholarships increased gradually, starting with 10 scholarships in 2004 and 2011, there were 51. For institutions, the FPS concentrated about 90% of total grants from 2008. Medicine predominated (84 3%), followed by Nursing (4.9%). Only 27 projects (9.6%) received funding. The average completion time of the researchers was 7.5 years for PhD. The predominant type of study design was a cross-sectional (67.0%), followed by cohort (10.6%). The dissemination of research results at scientific meetings was low (22.7%), as well as publications in journals (27.3%). Conclusion: The program Scientific Initiation-CNPq-IMIP is a strategy for encouraging students and teachers to develop research in the area of health, but there is need to improve the distribution of scholarships among the different courses as well as broaden the dissemination of research conducted.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise bibliométricapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleAnálise da produção científica dos projetos de Iniciação Científica/CNPq-IMIP (2004-2011)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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