Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKABBAZ, Aline Breuel Ferreira-
dc.contributor.authorCRUZ, Luciana Beatriz de Lima-
dc.contributor.authorMELO, Mônica Cristina Batista de-
dc.contributor.authorCOSTA, Juliana Monteiro-
dc.date.accessioned2020-05-04T15:54:51Z-
dc.date.available2020-05-04T15:54:51Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/791-
dc.descriptionOrientadora: Mônica Cristina Batista de Melo; Juliana Monteiro Costapt_BR
dc.description.abstractCENÁRIO: O autismo é considerado um Transtorno Global do Desenvolvimento e tem características como: comprometimento com a interação social, na comunicação, na linguagem e na parte motora, repertório restrito de atividades e interesse, dificuldade com o contato visual e alguns portaderes da síndrome apresentam comportamentos agressivos. O início do transtorno ocorre aproximadamente aos três anos de idade e é importante diagnosticar o quanto antes, para ter melhores resultados no tratamento. O diagnóstico para os pais é difícil, pois eles desejam filhos saudáveis e o tratamento de pacientes com esse diagnóstico demanda muitos esforços e investimentos. OBJETIVO: Compreender as repercussões do diagnóstico de Autismo nos pais de crianças diagnosticadas. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada no ambulatório de um hospital do Recife/PE com os pais das crianças diagnosticadas com autismo, que foram entrevistados. A entrevista foi gravada e posteriormente transcrita e analisada de acordo com a Análise de Conteúdo Temática segundo Minayo. Este trabalho obteve informações sobre a vivência dos pais dessas crianças que subsidiem ações de apoio e educação em saúde que possam contribuir positivamente para essa população. ASPECTOS ÉTICOS: A pesquisa foi inciada apóa aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e aceitação dos participantes mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na gestação identificou-se que algumas foram planejadas. Alguns pais não informaram sobre os primeiros cuidados e outros disseram que foram de uma criança sem autismo. As repercussões diante do diagnóstico mostraram sentimentos de desamparo e desespero. Alguns apresentaram desconforto para falar à família sobre o autismo. Alguns pais relataram mudança no tratamento da criança ao saber do diagnóstico. Uns revelam que não fizeram planos sobre o cuidado com o filho e outros sentiram medo do futuro. Todos os pais entrevistados não conheciam o autismo. Na escola, alguns compararam o comportamento ao de uma criança sem autismo, outros relatam que o filho não interage ou tem dificuldade de adaptação. Alguns pais acham que o futuro do filho será difícil. As crianças são acompanhadas por no mínimo um profissional de saúde. CONCLUSÃO: Conclui-se a importância em ter mais pesquisas com essas famílias para conhecer melhor sua dinâmica e a das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipSCENERY: Autism is considered a Pervasive Developmental Disorder and has features sush as: commitment to social interaction, communication, language and motor skills, restricted range of activities and interests, difficulty with eye contact and some exhibit aggressive behavior. The onset of the disorder occurs approximately at three years of age and it is important to diagnose as soon as possible to have better outcomes. The diagnosis is hard for parents to cope with, once they had dreamed their children to be healthy and the treatment of patients with diagnosis requires many efforts and investments. GOALS: Understanding the Autism diagnosis impact on parents of diagnosed children. METHOD: This is a qualitative research, which was held in the clinic of a hospital in Recife/PE with parents of children diagnosed with Autism, who were interviewed. The interview was recorded and later transcribed and analyzed according to the Analysis of Thematic Content according to Minayo. This study got information about the life of the parents of these children to subsidize actions of support and health education that can contribute positively to this population. ETHIC ASPECTS: The search was only initialised After approval by the Research Ethics Committee and acceptance of participants upon signing the Free and Informed Consent Form.RESULTS AND DISCUSSION: In the gestation, it was identified that some were planned. Some parents did not report early care and others said they were from a child without autism. The repercussions on the diagnosis showed feelings of helplessness and despair. Some had discomfort to talk to the family about autism. Some parents reported a change in the treatment of the child upon diagnosis. Some reveal that they did not plan on caring for their child and others felt fear of the future. All the parents interviewed did not know about autism. At school, some compared behavior to that of a child without autism, others report that the child does not interact or has difficulty adapting. Some parents feel that their future will be difficult. Children are accompanied by at least one health professional. CONCLUSION: It is concluded that it is important to have more researches with these families to better understand their dynamics and that of children.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectTranstorno Global do Desenvolvimentopt_BR
dc.titleRepercussões emocionais em pais de crianças diagnosticadas com autismo: uma pesquisa qualitativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC de Aline 1.pdf690.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.